Bruno Covas é reeleito prefeito de São Paulo

Comentar
Compartilhar
29 NOV 2020Por Bruno Hoffmann - GSP19h05
Bruno Covas (PSDB) foi reeleito prefeito de São PauloFoto: DIVULGAÇÃO

Bruno Covas (PSDB) é reeleito prefeito de São Paulo. Com 93,68% das urnas apuradas, o tucano estava com 2.978.278 (59,45%) milhões de votos válidos, superando seu adversário, Guilherme Boulos, que recebeu 40,55% dos votos válidos.

Com isso, o tucano vai comandar a cidade até o fim de 2024, e terá como vice o atual vereador Ricardo Nunes (MDB). Entre as missões mais importantes da nova gestão será a necessidade de liderar a cidade para minimizar os impactos econômicos e sociais causados pela pandemia do novo coronavírus.

Covas havia sido eleito como vice-prefeito na chapa de João Doria (PSDB). Com a decisão de Doria de disputar o Governo de São Paulo, Covas se tornou prefeito em fevereiro de 2017.

A sua atuação ficou marcada por um estilo discreto, diferente ao de Doria, e por comandar concessões, como a do estádio do Pacaembu e do serviço de Zona Azul na cidade. Ao mesmo tempo, recebeu críticas por medidas vacilantes durante a pandemia, como quando ampliou o rodízio veicular em maio – medida que voltou atrás uma semana depois.

Entre críticas e elogios, o tucano encarou os acontecimentos enquanto tratava um câncer no trato digestivo, descoberto em outubro do ano passado.

Biografia.

Nascido na cidade de Santos em 1980, Bruno Covas Lopes é advogado e economista de formação. O pai de Tomás, de 15 anos, e torcedor apaixonado do Santos teve uma grande inspiração familiar para entrar na política: ele é neto do ex-governador Mário Covas, figura importante na redemocratização do País, que morreu em 2001.

Covas se filiou ao PSDB em 1998, se tornando primeiro secretário da Juventude Tucana no ano seguinte. Em 2004, disputou a Prefeitura de Santos, como vice-prefeito na chapa de Raul Christiano. Depois, foi deputado estadual, secretário estadual do meio ambiente e deputado federal. Também exerceu o cargo de secretário do Meio Ambiente no governo de Geraldo Alckmin (PSDB). Desde fevereiro de 2017, é prefeito da cidade de São Paulo.