X

Política

Bolsonaro: 'Quem esquece o passado está condenado a não ter futuro'

O presidente brasileiro compareceu ao Hall da Memória do Museu do Holocausto, em Jerusalém

Folhapress

Publicado em 02/04/2019 às 13:55

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O museu visitado pelo presidente recorda a morte de 6 milhões de judeus no período da Segunda Guerra Mundial / Wilson Dias/Agência Brasil

O presidente brasileiro Jair Bolsonaro colocou flores no Hall da Memória do Museu do Holocausto (Yad Vashem), em Jerusalém, nesta terça-feira (2). O museu recorda a morte de 6 milhões de judeus no período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

"Aquele que esquece o seu passado está condenado a não ter futuro", disse o presidente, depois de visitar a exposição de fotos "Flashes of Memory" e assinar o livro de honra.

Em cerimônia tradicional, que incluiu reavivar a chamada Chama Eterna e assistir a uma apresentação musical feita por um coro de meninas, Bolsonaro colocou uma coroa de gérberas num túmulo que simboliza os mortos. Por fim, foi cantada uma oração judaica.

Logo depois, o presidente inaugurou uma placa em nome do Brasil e plantou uma muda de oliveira no Bosque das Nações -mesmo local onde o ex-presidente Lula plantou uma árvore em 2010, quando visitou Israel. 

Um grupo de cinco manifestantes tentou protestar contra o desmatamento da Amazônia, mas foi retirado pela polícia. 

Perguntado por jornalistas se o escritório de negócios que será aberto em Jerusalém terá também uma representação diplomática, Bolsonaro respondeu apenas que "um grande casamento começa com um namoro e um noivado. Estamos no caminho certo, no meu entender". 

O presidente prometeu na campanha eleitoral transferir a embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém. Durante a viagem a Israel, ele anunciou a abertura de um escritório de negócios na cidade, disputada por palestinos e israelenses.

O anúncio revoltou os palestinos, que chamaram o embaixador do Brasil para consultas e articulam medidas com outros países árabes como resposta à decisão. 

Bolsonaro fica em Israel até a manhã de quarta-feira (3). Ele antecipou seu retorno ao Brasil e cancelou uma visita que faria a uma cidade próxima a Jerusalém, onde se encontraria com 250 brasileiros que vivem no país. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter