X

Política

Atividade econômica deve cair no 2º trimestre, diz Meirelles

O ministro da Fazenda disse ainda que a mudança de metodologia do IBGE feita no mês passado, aumentou o crescimento de comércio e serviços em relação aos dados anteriores

Folhapress

Publicado em 03/05/2017 às 22:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A atividade econômica deve cair no 2º trimestre, segundo Henrique Meirelles / Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quarta-feira (3), após evento na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que a atividade econômica deve cair no segundo trimestre deste ano, o que tradicionalmente acontece, e que voltará a se recuperar na segunda metade do ano.

"O crescimento, que já teve um ritmo de 3% [no primeiro trimestre em relação ao quarto trimestre de 2016], cai no segundo trimestre, é uma acomodação normal, e volta no segundo semestre", afirmou.

Meirelles disse ainda que a mudança de metodologia do IBGE feita no mês passado, aumentou o crescimento de comércio e serviços em relação aos dados anteriores, pode levar a equipe econômica a revisar para cima a alta do PIB prevista para este ano, de 0,5%.

"O Brasil já está crescendo a um ritmo de 3% no primeiro trimestre [na comparação com o quarto trimestre de 2016]. Deve cair um pouco no segundo trimestre, e volta a se recuperar no segundo semestre", afirmou.

Se na comparação com o quarto trimestre do ano passado a avaliação é que o primeiro trimestre terá alta de 3%, em relação ao período de janeiro a março de 2016 a alta é de 0,7%, segundo Meirelles.

"Hoje, usando uma linguagem clássica de Banco Central, há um viés de alta [na projeção oficial de 0,5% do PIB em 2017]. Se houver evidências concretas que será maior, vamos divulgar. Tem as mudanças metodológicas do IBGE que estamos analisando, e caso haja necessidade vamos mudar".

Previdência

O ministro declarou que, até a noite desta terça-feira (2), os cálculos do impacto que as mudanças feitas no relatório da reforma da Previdência se mantinham os mesmos -uma economia 24% menor do que o proposto originalmente.

"É uma democracia, é normal que haja negociação com o Congresso. Acredito que estamos indo muito bem", disse o ministro.

Meirelles disse que a expectativa é que a reforma seja votada em plenário neste mês. "Quanto mais cedo melhor, por questão de expectativa da sociedade, em especial para a recuperação da economia. No entanto, não será uma, duas, três semanas que fará uma diferença fundamental em uma reforma que durará por décadas".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

Santos

Atenção Cineastas! 'Fábrica do Audiovisual' abre inscrições em Santos

Para participar, os alunos precisam ter mais de 18 anos e morar em Santos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter