X

Política

Após cortar benefícios de Maluf e Jacob, Maia decidirá sobre suplentes

Técnicos da Casa dizem que a tendência é que o suplente de Maluf seja chamado para assumir o mandato

Estadão Conteúdo

Publicado em 22/12/2017 às 19:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Após cortar benefícios de Paulo Maluf e Celso Jacob, Rodrigo Maia decidirá sobre os suplentes / Agência Brasil

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), deve se reunir na próxima semana com técnicos da Casa para decidir se convocará os suplentes dos deputados presos Paulo Maluf (PP-SP) e Celso Jacob (PMDB-RJ). Na quinta-feira, 21, Maia determinou a suspensão integral dos salários de ambos e o corte dos benefícios oferecidos aos parlamentares no exercício do mandato.

Técnicos da Casa dizem que a tendência é que o suplente de Maluf seja chamado para assumir o mandato, mas a palavra final é de Maia. O primeiro da lista de suplentes da coligação de Maluf é Junji Abe (PSD-SP).

O suplente de Jacob, em princípio, deve ser convocado somente se a Justiça rejeitar o recurso do peemedebista e mantiver a decisão de cassar o direito a trabalhar durante os dias úteis. Jacob perdeu o direito a dar expediente na Câmara após ser flagrado com queijo provolone e biscoito na cueca.

O primeiro da lista de suplentes do PMDB a ser chamado é Nelson Nahim (PSD-RJ), irmão do ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (PR-RJ), que acabou de deixar a cadeia após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. Nahim foi condenado a 12 anos de prisão por estupro de vulnerável, coação no curso do processo e exploração sexual de adolescentes em Campos de Goytacazes (RJ). O suplente foi preso em junho passado e solto por habeas corpus do Supremo Tribunal Federal (STF), em outubro de 2016. No começo de 2017, Nahim chegou a assumir o mandato entre 4 e 18 de janeiro.

A decisão de Maia sobre os deputados presos inclui a desativação dos gabinetes e a exoneração dos secretários parlamentares, o que deve sair no Diário Oficial da próxima terça-feira, 26. A decisão tem efeito retroativo a quinta, 21, data da decisão de Maia.

Além dos gabinetes e da cota para viagens, Jacob perdeu os R$ 4 253,00 de auxílio moradia e Maluf terá de desocupar em 30 dias o apartamento funcional que ocupava em Brasília.

Maluf foi condenado a 9 meses e dez dias de reclusão em regime inicial fechado pelo crime de lavagem de dinheiro. Aos 86 anos, Maluf terá de pagar o equivalente a 248 dias-multa, aumentada em três vezes. O deputado foi considerado culpado pelo desvio de dinheiro de obras públicas e remessas ilegais ao exterior, por meio da atuação de doleiros, além da participação em um esquema de cobrança de propinas durante sua gestão da Prefeitura de São Paulo (1993-1996).

Já o deputado do PMDB fluminense foi condenado a 7 anos e 2 meses de prisão por falsificar documentos e dispensar licitação para construção de uma creche em 2002, quando era prefeito da cidade de Três Rios (RJ). Preso no início de junho, o deputado cumpriu pena em regime semiaberto no complexo penitenciário da Papuda e tinha autorização para exercer o mandato durante os dias úteis. Jacob perdeu o benefício de sair da prisão durante o dia em 23 de novembro.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Aquário devolve tartarugas à natureza na Laje de Santos

Nem mesmo o tempo nublado atrapalhou o evento de soltura, que teve a participação de figuras importantes dentro do nicho ambiental

Polícia

Polícia Militar apreende 235 kg de drogas em 'casa bomba' em Guarujá

Além das drogas, um fuzil calibre 556 foi apreendido, com 26 cartuchos íntegros e um deflagrado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter