X

Política

Após confrontos no Missouri, Obama vai rever uso de armas militares pela polícia

Manifestações começaram após a morte do jovem Michael Brown, de 18 anos. Brown, que era negro, estava desarmado quando foi morto a tiros por um policial branco

Publicado em 24/08/2014 às 13:06

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, quer maior distinção entre a polícia civil norte-americana e as forças militares do país. Para isso, a Casa Branca vai rever alguns programas do governo, que permitem que os departamentos de polícia dos EUA usem armas militares do Pentágono.

A decisão foi tomada após os violentos confrontos entre manifestantes e policiais no Estado do Missouri. As manifestações começaram após a morte do jovem Michael Brown, de 18 anos. Brown, que era negro, estava desarmado quando foi morto a tiros por um policial branco.

Segundo fontes, a revisão do governo norte-americano vai avaliar se os programas são adequados, quais são as ações previstas com uso de equipamento militar pela polícia civil e a fiscalização da utilização das verbas para compra de equipamentos pelos departamentos policiais.

Barack Obama, quer maior distinção entre a polícia civil norte-americana e as forças militares do país (Foto: Martinez Monsivais/Associated Press)

Além da Casa Branca, outros órgãos do governo participarão da revisão, incluindo o Conselho de Segurança Nacional e o Departamento de segurança. As fontes dizem que a ação será coordenada com o Congresso, onde vários senadores e deputados já pediram uma reavaliação do uso de armas militares por policiais civis.

Na última segunda-feira, Obama reconheceu que as imagens de policiais bem armados confrontando os manifestantes deixou claro como os departamentos locais têm utilizado recursos federais para obter armamentos mais pesados. "Há uma grande diferença entre os nossos militares e a nossa aplicação da lei local e não queremos que essa linhas fiquem borradas", disse o presidente.

Neste domingo, Obama enviou três funcionais da Casa Branca para o funeral de Brown, na cidade de Ferguson, palco dos confrontos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter