X

Política

Amigo de Bolsonaro confirma 'rachadinha', mas nega após telefonema do presidente

Depois de ter recebido o telefonema de Bolsonaro, Waldyr negou conhecer qualquer esquema nos gabinetes da família

Estadão Conteúdo

Publicado em 21/01/2022 às 17:32

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Atribuiu a prática a Ana Valle, segunda ex-mulher de Bolsonaro / Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro telefonou para seu ex-assessor Waldyr Ferraz nesta quinta-feira, 20, para lhe cobrar explicações sobre reportagem da revista Veja. No texto, divulgado na versão digital da publicação, o amigo do presidente citou o caso das supostas "rachadinhas" (desvio de salários de assessores) nos gabinetes parlamentares da família. Atribuiu a prática a Ana Valle, segunda ex-mulher de Bolsonaro. Ao Estadão/Broadcast, após a publicação da reportagem, revelou ter recebido a ligação do presidente, negou que tivesse testemunhado os crimes e disse ter certeza que a família Bolsonaro não sabia de nada.

Segundo a Veja, Jacaré, como Waldyr é conhecido, descreveu o suposto esquema que Ana operaria. Com poder para fazer uma cota de contratações dos gabinetes, ela recolhia documentos de algumas pessoas, abria contas bancárias e dava uma pequena quantia aos assessores. Muitas vezes, eles seriam fantasmas. Jair Bolsonaro, segundo essa versão, nada saberia do que acontecia. Só teria descoberto, de acordo com Waldyr, quando o Estadão revelou a investigação aberta, em dezembro de 2018, por causa do relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Waldyr não participaria do esquema.

Ao Estadão/Broadcast, porém, depois de ter recebido o telefonema de Bolsonaro, Waldyr negou conhecer qualquer esquema nos gabinetes da família. "Tudo o que eu disse à jornalista da Veja eu li nos jornais, não é nada que eu tenha visto. Eu vivi lá dentro e nunca vi esses esquemas de 'rachadinha'", afirmou. Segundo ele, Bolsonaro estava irritado e disse que ele não deveria ter falado nada. "Comigo nunca aconteceu ('rachadinha') e tenho certeza que nem ele (Bolsonaro) e nem os filhos sabiam de nada. Nem sempre o que acontece nos gabinetes os deputados ou vereadores ficam sabendo".

O ex-assessor disse ter dado entrevista apenas para falar da amizade com Bolsonaro. Ana Valle não foi localizada para se manifestar sobre a reportagem da Veja.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Princípio de incêndio atinge borracharia em Santos e imagens impressionam; Veja vídeo

O incidente ocorreu na Avenida Visconde de São Leopoldo, bairro Valongo, por volta de 7h45

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter