X

Política

Aliança PSB-Rede foi o fato político do ano, diz Campos

O governador de Pernambuco lembrou que a Justiça não reconheceu como partido político a Rede Sustentabilidade

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 15/12/2013 às 14:48

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Em evento da Rede Sustentabilidade, o governador de Pernambuco e provável candidato à Presidência, Eduardo Campos (PSB), afirmou que o capitalismo vive a sua mais profunda crise. "[A crise] se alonga há cinco anos, teve grandes reflexos nos países, nas nações, na vida, no cotidiano do nosso povo", disse. Campos discursou antes da ex-ministra Marina Silva.

Campos lembrou que a Justiça não reconheceu como partido político a Rede Sustentabilidade e chamou de "fato político do ano" o casamento da Rede com o seu PSB. Ele afirmou que a Rede transformou "o revés em uma vitória". "Todo dia percebemos reação ao fato político que marcou o ano de 2013 e com certeza marcará mais ainda 2014", disse.

Durante o discurso, o governador incluiu o PPS na aliança. "A estratégia da Rede, do PSB e daqui a pouco do PPS, deve ser definida por nós e não pelos outros", afirmou. "Tudo bem que eles têm força e poder, mas ainda não têm poder de fazer com que a gente faça o que eles querem", disse, em referência à oposição.

Campos afirmou que a decisão tomada por Marina, que se uniu ao PSB depois de não conseguir formar o seu partido, não foi "a decisão mais fácil". Mas, segundo ele, "tempo e debate" mostrarão a importância da união. "[A união] teve como referência não a ambição de disputar cargos, mas o propósito de fazer um debate muito mais elevado, sobre futuro do país. É a necessidade de fazer política e não só eleição atrás de eleição", disse.

Eduardo Campos (PSB) afirmou que o capitalismo vive a sua mais profunda crise (Foto: Alice Vergueiro/Futura Press)

"Aquela decisão tomada pela justiça de não reconhecer formalmente a possibilidade de a Rede fazer disputa em 2014 enquanto Rede, na cabeça de alguns tinha sido uma posição que permitia que o velho debate pudesse dominar a cena política. Era um contrassenso porque a sociedade procurava firmar um debate de conteúdo, de futuro, que pudesse acontecer o que está acontecendo no mundo", afirmou Campos.

Campos também fez referência em seu discurso às manifestações de rua que ocorreram neste ano. "Precisamos de mais integração entre a sociedade e a democracia que construímos ao longo de 30 anos. Precisamos de mais participação, de mais canais que mobilizem a energia que está na sociedade."

Depois de ter ocorrido homenagem a Chico Mendes, que completaria 69 anos hoje, Eduardo Campos mencionou o avô, Miguel Arraes, que, segundo ele, estaria completando 99 anos. "É gente que nunca se entregou, nunca se vendeu", afirmou.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter