X

Política

Alckmin evita comentar articulações para eleição em SP

"Estamos em ano ímpar e eleição é em ano par. Tem dois ansiosos na vida: os jornalistas e os políticos", brincou o governador

Agência Brasil

Publicado em 23/10/2013 às 13:21

Atualizado em 21/08/2022 às 19:46

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, se esquivou de comentar as articulações para a eleição estadual no ano que vem, quando tentará a reeleição ao Palácio dos Bandeirantes. Perguntado sobre o tema por jornalistas após uma reunião no Ministério dos Transportes, em Brasília, nesta quarta-feira, 23, Alckmin respondeu: "Estamos em ano ímpar e eleição é em ano par. Tem dois ansiosos na vida: os jornalistas e os políticos", brincou.

O governador disse também que é "favorável" ao projeto de lei complementar que troca o indexador das dívidas de Estados e municípios e permite a renegociação de débitos dos entes federados com a União. Alckmin classificou os atuais fatores de correção das dívidas - o IGP-DI mais 6% a 9% ao ano - como "muito altos" e disse que a renegociação "ajuda muito" e é "necessária".

Ele ponderou, no entanto, que o Estado de São Paulo já vem num movimento de redução de sua dívida. O projeto de lei complementar que trata da mudança do indexador começou a ser votado ontem na Câmara e tem por objetivo principal dar um alívio fiscal a Estados e municípios que possuem dívidas com a União. Os deputados devem retomar a votação hoje.

A proposta altera o indexador dos débitos, trocando o atual IGP-DI mais 6% a 9% ao ano pelo IPCA mais 4% anuais ou o teto da Selic - o que for menor dessas duas opções. A inovação é que o estoque da dívida também será recalculado com base nesses parâmetros.

Comentou ainda, brevemente, o resultado do leilão do Campo de Libra, realizado na segunda-feira, 21, e arrematado por um consórcio formado pela Petrobras e quatro petroleiras estrangeiras, único a participar do certame. "Acho que foi bem, na medida em que avançou. Há quantos anos não tínhamos licitação? Precisamos de investimentos", afirmou o governador. "Claro que se tivesse mais concorrentes seria melhor, mas acho que avançou".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Servidores de Santos terão encontro sobre saúde e bem-estar

Inscrições seguem abertas até o dia anterior ao evento

Santos

Dublador de Greg, de Todo Mundo Odeia o Chris, estará no Anime Santos Geek Fest

O evento é o maior no estilo 'indoor' (em ambiente interno) da Baixada Santista

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter