X

Política

Aécio tenta evitar isolamento na defesa por CPI

"Se houver uma boa investigação não precisa de CPI", disse Alckmin. "Sou favorável que se faça uma investigação pela Polícia Federal (PF) e por órgãos corregedores", completou

Publicado em 22/03/2014 às 14:13

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Depois do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do ex-governador José Serra, hoje foi a vez do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), se manifestar contra a articulação do senador Aécio Neves, provável candidato do PSDB à Presidência, para criar uma CPI para investigar a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, pela Petrobras. "Se houver uma boa investigação não precisa de CPI", disse Alckmin. "Sou favorável que se faça uma investigação pela Polícia Federal (PF) e por órgãos corregedores", completou.

Poucos minutos depois de dar essa declaração durante a inauguração de uma distribuidora de tratamento de esgoto em Campos do Jordão, Alckmin teve um encontro reservado com Aécio na cidade. O senador está tentando convencer os tucanos divergentes a mudarem de opinião e defenderem a CPI. A compra da refinaria, que teria sido feita com aval da presidente Dilma Roussef, é investigada pelo Ministério Público Federal, pela Polícia Federal e pelo Tribunal de Contas da União por causa de suspeitas de superfaturamento e evasão de divisas.

Na semana passada, o ex-presidente Fernando Cardoso foi o primeiro a censurar a iniciativa do senador mineiro. "Acho que o momento eleitoral não é o mais propício. Não sou favorável a partidarizar", declarou FHC após ministrar palestra para novos alunos da universidade Estácio, no Rio de Janeiro, no último dia 20. Ontem, o ex-governador José Serra foi na mesma linha. Em passagem por Campos de Jordão, onde participou do Congresso Estadual dos Municípios de São Paulo, ele disse acreditar que, em ano eleitoral, pode ser "complicado" instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito. "Eu acho que se houver uma boa investigação do Ministério Público, já é satisfatório", disse Serra.

Questionado sobre o isolamento de sua posição no partido, Aécio afirmou que a defesa da abertura da CPI tem o apoio "majoritário" do partido e que FHC teria mudado de ideia. "Conversei com o presidente Fernando Henrique. Na verdade ele apoia também essa decisão (de abrir a CPI). O ex presidente está absolutamente afinado conosco". Ainda segundo o senador, que também é presidente nacional do PSDB, na próxima terça-feira haverá uma reunião com todas as lideranças de oposição no Congresso para tratar do assunto. Aécio afirma que buscará parte das assinaturas e serão buscadas na base de apoio da presidente.

Geraldo Alckmin se manifestou contra a articulação do senador Aécio Neves para criar uma CPI para investigar a compra da refinaria de Pasadena (Foto: Christian Celeste)

Para a abertura da CPI, são necessárias 27 assinaturas no Senado e 171 na Câmara. Aécio classificou como "covarde" a decisão do Conselho de Administração da Petrobras de demitir Nestor Cerveró, diretor financeiro da Petrobras Distribuidora. Cerveró comandava a área internacional da estatal petrolífera brasileira em 2006 e foi o responsável pelo "resumo técnico" usado por Dilma Rousseff naquele ano para apoiar a compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA). "A simples decisão de afastamento é covarde. Nem sabemos se foi a presidente que decidiu isso. Ela precisa vir a público dizer que errou.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter