X

Política

Aécio Neves oferece Senado ao PMDB na chapa mineira

A oferta do presidenciável, relatada por três peemedebistas, seria uma cartada final do presidenciável para "unir Minas contra o PT"

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 17/03/2014 às 22:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Para isolar o PT em Minas Gerais, o presidenciável Aécio Neves (PSDB) aproveitou as recentes tensões entre PMDB e a presidente Dilma Rousseff e ofereceu ao PMDB mineiro a vaga de senador na chapa que terá o tucano Pimenta da Veiga como candidato ao governo. Neste arranjo, o atual governador, Antonio Anastasia (PSDB), não disputaria nenhum cargo em outubro e atuaria como um dos coordenadores da campanha presidencial do conterrâneo. A composição é o principal argumento dos peemedebistas que defendem a composição com os tucanos. A possibilidade preocupa a direção nacional do PMDB, que espera uma aliança com o PT.

A oferta de Aécio, relatada por três peemedebistas, seria uma cartada final do presidenciável para "unir Minas contra o PT". O sonho dos tucanos seria ter Josué Gomes, filho de José Alencar, como o candidato ao Senado nesta eventual chapa. Josué, porém, tem relações próximas com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e se filiou ao PMDB a pedido dele.

O PMDB mineiro está fragmentado. O senador Clésio Andrade lançou seu nome ao governo, mas mesmo aliados dele acreditam em eventual apoio ao grupo de Aécio. O deputado Leonardo Quintão é outro que teria simpatia pelo projeto tucano. O presidente regional do partido é Antonio Andrade, que deixou o ministério da Agricultura ontem e retornará à Câmara. Ele defende o apoio à chapa do ex-ministro Fernando Pimentel (PT).

Presidente do PSDB mineiro, o deputado Marcus Pestana afirma que não houve discussão de chapa nas conversas com o PMDB. "Chapa não é assunto para agora. Isso é só em junho. O PMDB vive um momento de debate interno e nós respeitamos. Seria um erro precipitar a negociação", diz. Ele afirma que Anastasia deixará o cargo de governador no dia 4 de abril e seria um excelente senador. Afirma, porém, Anastasia entende haver o "tempo próprio" para definir candidaturas.

Aécio ofereceu ao PMDB mineiro a vaga de senador na chapa que terá o tucano Pimenta da Veiga como candidato (Foto: George Gianni)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado da +Milionária no concurso 141, nesta quarta (24)

O prêmio é de R$ 176.000.000,00

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter