X

Polícia

Vinte presos escapam de presídios na Baixada Santista nesta sexta-feira

Fugas ocorrem na mesma semana em que as visitas presenciais foram suspensas devido à pandemia

Gilmar Alves Jr.

Publicado em 05/03/2021 às 18:00

Atualizado em 06/03/2021 às 00:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No CPP de Mongaguá 11 presos escaparam, mas seis foram recapturados / Divulgação/TJ-SP

A Baixada Santista registrou, nesta sexta-feira (5), fugas de presos em duas unidades prisionais. Foram 11 detentos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Mongaguá, na manhã desta sexta-feira, e nove da Penitenciária II de São Vicente, no início da madrugada. Seis detentos de Mongaguá acabaram recapturados pela Polícia Militar.

As fugas ocorrem na mesma semana em que as visitas pessoais foram suspensas pela Justiça devido à pandemia de Covid-19. Foram retomados nesta quarta-feira (3) os agendamentos das visitas virtuais, na segunda fase do Programa Conexão Familiar nos 178 presídios do estado de São Paulo.

Em Mongaguá a fuga ocorreu por volta das 11h, quando um agente escalado em uma torre de segurança flagrou presos correndo em direção ao alambrado que cerca a unidade. “Imediatamente o alarme foi acionado e uma equipe plantonista se deslocou até o local, mas os presos conseguiram evadir”, diz a secretaria.

Em São Vicente a fuga ocorreu por volta da 0h30. Agentes do período noturno perceberam uma movimentação estranha próximo ao muro do presídio e imediatamente uma equipe se deslocou ao local, flagrando os presos correndo em direção à vegetação que circunda a unidade. “Para isso, os presos cortaram a grade da janela de um banheiro e o alambrado da ala e, em seguida, escalaram o muro para se evadirem”, afirma a pasta.

O CPP e a Penitenciária II abriram procedimentos apuratórios preliminares e disciplinares para averiguação dos fatos.

“A SAP ressalva que as alas de regime semiaberto não dispõem de vigilância armada nem de altas muralhas. A permanência dos presos nesse regime se dá mais pelo senso de autorresponsabilidade do que por mecanismos de vigilância. Pela evasão, os presos perderão o direito ao semiaberto, regredindo ao fechado”, afirma a pasta.

No programa de chamadas a distâncias entre presos e familiares podem usufruir da ferramenta os familiares que estiverem cadastrados no rol de visitas do reeducandos. As visitas ocorrem aos sábados e domingos, das 8h às 16h.

O Programa Conexão Familiar foi idealizado pela SAP sob supervisão da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania.

 

 

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

Cotidiano

Fila de espera na balsa chega a 30 minutos na travessia Guarujá e Santos

Ambos os sentidos tem esse tempo estimado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter