X

Polícia

Triângulo amoroso: acusado de assassinato na Zona Noroeste de Santos vai a júri na quarta-feira

Luiz Felipe de Oliveira Galdino está preso preventivamente desde 2019; a sessão, no Plenário do Júri do Fórum de Santos, será híbrida

Gilmar Alves Jr.

Publicado em 06/08/2021 às 17:00

Atualizado em 06/08/2021 às 20:06

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Luiz Felipe de Oliveira Galdino (foto à esquerda) é acusado de matar Bruno Botelho a facadas / Reprodução

O Plenário do Júri de Santos terá um julgamento híbrido, com testemunhas em ambiente virtual, na próxima quarta-feira (11), data em que estará no banco dos réus Luiz Felipe de Oliveira Galdino, acusado de matar a facadas Bruno Botelho Vieira, de 23 anos, em um triângulo amoroso que também contava com uma moça na Zona Noroeste.

Galdino está preso preventivamente desde julho de 2019, quando o crime foi cometido, na Rua Manoel Alves, no Jardim Castelo. O Ministério Público (MP) pleiteia a condenação por homicídio por motivo torpe e recurso que impossibilitou a defesa da vítima.

O acusado admitiu o crime à polícia, mas na fase de instrução do processo nada quis declarar, invocando o direito constitucional de não responder às perguntas formuladas pelo juiz.

Galdino afirmou na fase do inquérito policial que quando sua então mulher propôs manter um relacionamento a três com Bruno ele aceitou somente “porque não queria perdê-la”. Galdino e a moça têm uma filha.

O réu ainda afirmou que quando soube que a mulher pretendia se separar dele para ficar somente com Bruno “não ficou bem", pois viu “que iria perder sua mulher e sua filha para Bruno” e que então, em uma conversa, perdeu a cabeça e esfaqueou o rapaz. Ele ainda disse que “não conseguia avaliar se estava arrependido”.

O acusado, que era operador de marketing, caminhava com a mulher até a casa onde moravam com a vítima, na madrugada de 3 de julho, e em dado momento ela foi surpreendida.

“O denunciado a princípio dissimulou sua intenção homicida e caminhou lado a lado com a vítima até que a jovem subisse ao apartamento. Então, Luiz Felipe sacou a faca que trazia e, surpreendendo a vítima, desferiu golpes em seu abdômen”, disse o promotor Geraldo Márcio Gonçalves Mendes, que ofereceu a denúncia.

Ao mencionar as qualificadoras na sentença em que submeteu o réu a júri, o juiz Alexandre Betini, titular da Vara do Júri, escreveu que o motivo torpe corresponde à discordância, por parte do réu, do término de seu relacionamento com a mulher e da manutenção do relacionamento dela apenas com a vítima e que o emprego de recurso que impossibilitou a defesa da vítima coaduna-se com as provas colhidas, porque elas indicam que o réu teria agido de surpresa e de maneira dissimulada.

Dia do advogado

Constituído pela família da vítima, o advogado Armando de Mattos Júnior atuará na assistência da acusação e ressaltou ao Diário do Litoral que o julgamento híbrido ocorrerá na mesma data que celebra o dia do advogado e implantação dos cursos jurídicos no Brasil, que ocorreu mediante promulgação de lei em 11 de agosto de 1827,  criando cursos em São Paulo e Olinda.

“Emblemático também porque será o primeiro júri híbrido no Plenário do Júri de Santos", afirma. 

O advogado Armando de Mattos Júnior vai atuar na assistência da acusação (Divulgação/OAB Santos)

Mattos trabalhará para a aplicação de pena máxima e diz que o crime foi cometido de “forma ardilosa, covarde e calculada”.

Procurado pela Reportagem, o advogado de Galdino, Alexandre Ferrareze Dias Mascarenhas, afirmou que só irá se manifestar publicamente sobre a tese defensiva após o julgamento.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter