X

Polícia

SP mantém menor taxa de homicídios no Brasil, diz ONU

Documento divulgado em Londres mostra que os homicídios caíram 11% entre 2007 e 2011

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 10/04/2014 às 20:32

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Um estudo das Nações Unidas (ONU) divulgado nesta quinta-feira (10) em Londres mostra que São Paulo é o estado brasileiro com a menor taxa de homicídios - principal indicador internacional de criminalidade.

O documento, que usa dados de 2012 do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, aponta que São Paulo tinha uma taxa de 10,8 homicídios por 100 mil habitantes em 2011, abaixo dos outros estados brasileiros e distrito federal.

Apenas o Amapá tem taxa inferior, mas o próprio Anuário classifica os dados deste estado como de baixa qualidade e que não são confiáveis. A taxa paulista é próxima do índice de 10 homicídios por 100 mil habitantes, que é indicada pela própria ONU.

O estudo, realizado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, também destaca que os homicídios em São Paulo caíram 11% entre 2007 e 2011, enquanto cresceram 150% na Paraíba e 50% na Bahia.

São Paulo é o estado brasileiro com a menor taxa de homicídios (Foto: Divulgação)

Na edição de 2011 deste mesmo estudo, a ONU também destacou ações paulistanas para a diminuição dos homicídios, por meio de investimento em prevenção e medidas repressivas.

Tendência de queda

Em 2013, São Paulo teve a segunda menor taxa de homicídios dolosos desde 2001, quando teve início a atual série histórica, segundo dados da Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo. O indicador de criminalidade caiu 8,2% no ano passado, com 4.439 casos.

A taxa foi de 10,5 casos para cada grupo de 100 mil habitantes em 2013. O índice só é maior que o registrado em 2011. Em dez anos, a queda nos homicídios dolosos em São Paulo é de 60%.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

'Virada da Maturidade' começa nesta quinta (25), em Santos; veja programação

Santos

Grupo Soweto está entre atrações de maio do Sesc de Santos

Shows do próximo mês já começam com apresentação do grupo Fat Family; confira a programação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter