Receita Federal apreende 551 kg de cocaína no Porto de Santos

A droga foi localizada em um contêiner dentro de terminal na margem direita (Santos); ninguém foi preso

Comentar
Compartilhar
08 FEV 2017Por Gilmar Alves Jr.20h15
O carregamento de cocaína teria como destino a EuropaO carregamento de cocaína teria como destino a EuropaFoto: Divulgação/Polícia Federal

A Alfândega da Receita Federal, com apoio da Polícia Federal (PF) apreendeu nesta quarta-feira (8) 551 quilos de cocaína em um contêiner carregado com sacas de lisina (aminoácido usado na nutrição animal) no Porto de Santos. A ação ocorreu em um terminal na margem direita (Santos) e ninguém foi preso. Por meio de um inquérito, a PF irá apurar quem são os responsáveis pela droga.

Segundo a assessoria de comunicação da Receita, o contêiner tinha como destino o Porto de Gebze (Turquia), com baldeação no Porto de Antuérpia (Bélgica). A droga estava acondicionada em 13 bolsas e seis pacotes. A ação foi deflagrada como parte da operação “Sports Bags”, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.

Ainda conforme a Receita, suspeita-se do emprego da técnica criminosa conhecida por “rip-off loading”, na qual a droga é inserida em uma carga regular, sem o conhecimento do proprietário. Este tipo de modus operandi é usado de modo constante por traficantes que exportam cocaína via Porto.

Com a mais recente apreensão, chega a 2,2 toneladas a quantidade de droga apreendida neste início de ano no cais santista. Em 2016, quando foi batido um recorde histórico, foram 10,6 toneladas em 22 operações.