X

Polícia

Receita Federal apreende 35,5kg de cocaína destinados à Austrália

O novo cão de faro da Alfândega de Santos, Uruk, foi decisivo na localização

Da Reportagem

Publicado em 23/12/2021 às 18:52

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A droga estava cuidadosamente oculta em meio a uma carga de 47,6 toneladas de gesso, acondicionados em sacos / Divulgação

A atuação da Receita Federal no combate aos ilícitos aduaneiros no complexo portuário santista frustrou a tentativa de envio ao exterior de aproximadamente 35,5kg de cocaína. 

A droga estava cuidadosamente oculta em meio a uma carga de 47,6 toneladas de gesso, acondicionados em sacos. 

A seleção foi feita durante as atividades de Gestão de Riscos da Receita Federal, com análise das operações de exportação, utilização de imagens de escâneres e de cães de faro. 

O novo cão de faro da Alfândega de Santos, Uruk, foi decisivo na localização. Em meio a trinta e dois estrados, ele indicou, cirurgicamente, o contaminado. Trata-se de um pastor belga malinois que chegou à Unidade no dia 29 de setembro e iniciou suas atividades no dia 1º de outubro com a participação em uma grande apreensão de cocaína. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O destino da carga seria a Austrália onde o quilo bruto da droga chega a valer cinco vezes mais do que na Europa. 

Como responsável pelo controle aduaneiro no país, a Receita Federal busca assegurar o equilíbrio entre a facilitação do comércio internacional e a segurança aduaneira, garantindo que as cargas não sejam utilizadas como meios para o cometimento de ilícitos. 

No período de 2016 a 2021, a Receita Federal evitou que mais de 107 toneladas de cocaína fossem embarcadas no Porto de Santos e chegassem ao seu destino. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Criminoso joga jovem no chão em tentativa de roubo em Guarujá; ASSISTA

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento.

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter