X

Polícia

Receita evita envio de 68 quilos de cocaína de Santos para a Holanda

Vinte e sete toneladas de limão tiveram que ser retiradas de contêiner para o encontro da droga

Gilmar Alves Jr.

Publicado em 07/04/2021 às 19:43

Atualizado em 07/04/2021 às 19:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Tabletes foram ocultos no lugar do isolamento térmico / Divulgação/Receita Federal

A Alfândega da Receita Federal apreendeu nesta quarta-feira (7) 68 quilos de cocaína em uma carga de limões, no Porto de Santos, e evitou o envio para o Porto de Roterdã, na Holanda. Ninguém foi preso e um inquérito da Polícia Federal (PF) irá apurar quem são os responsáveis pela droga.

Com a recente apreensão, ultrapassa a marca de 6,087 toneladas a quantidade de cocaína apreendida em ações das autoridades federais no Porto de Santos neste ano. Foram 11 operações.

De acordo com a Receita, na manhã desta quarta-feira a carga de 27 toneladas de limões precisou ser retirada para que as equipes atingissem o fundo do contêiner e acessassem a parede que separa os equipamentos de refrigeração.

“A sua retirada mostrou que o isolamento térmico havia sido substituído por tabletes de cocaína, em uma tentativa de dificultar o trabalho da fiscalização”, disse a Receita.

Para a seleção de cargas, conforme frisa a Receita, são utilizados critérios objetivos de gerenciamento e análise de risco, bem como a inspeção não intrusiva por imagens de escâner.

“A importância desse trabalho sistemático de seleção é garantir o fluxo do comércio internacional, muito importante para a economia do país, sem perder de vista a segurança das operações”, diz o órgão.

A droga interceptada pela Alfândega foi entregue à Polícia Federal, que acompanhou a operação após a localização do entorpecente e prosseguirá com as investigações com base nas informações fornecidas pela Receita Federal.

O repasse de informações das operações à PF tanto pode dar início a novas investigações como complementar as que estão em curso, segundo a Receita.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

Cotidiano

Fila de espera na balsa chega a 30 minutos na travessia Guarujá e Santos

Ambos os sentidos tem esse tempo estimado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter