Receita apreende mais de 1 tonelada de cocaína no Porto de Santos

A carga regular tratava-se de café verde acondicionado em sacos de juta, cujo destino final seria o Porto de Antuérpia, na Bélgica

Comentar
Compartilhar
12 NOV 2019Por Da Reportagem17h51
A droga interceptada pela Receita Federal foi entregue à Polícia FederalFoto: Divulgação/Receita Federal

Em uma ação realizada nesta terça-feira, 12 de novembro, no interior de um terminal de contêineres situado no Porto de Santos, Equipes da Alfândega apreenderam uma tonelada  (1.096 mil e noventa e seis quilos) de cocaína escondidos em uma carga de café com destino à Europa.

A carga regular tratava-se de café verde acondicionado em sacos de juta, cujo destino final seria o Porto de Antuérpia, na Bélgica, e que foi selecionada para conferência através de critérios objetivos de análise de risco, incluindo a inspeção não intrusiva por escâner.

Equipe K9 da Divisão de Repressão (Direp) da Receita Federal de São Paulo participou da operação e sinalizou positivamente para a presença de drogas.

Aberto o contêiner, foram localizados, a partir da terceira fileira até a oitava, contadas a partir das portas, e abaixo das três camadas superiores, 33 (trinta e três) sacos da mercadoria declarada contendo, aproximadamente, 30 (trinta) tabletes de cocaína, agrupados em fardos de 10 (dez) tabletes, em cada saco "contaminado".

Em função das características observadas na operação, suspeita-se ter ocorrido a técnica criminosa denominada "rip-on/rip-off", em que a droga é inserida em uma carga lícita sem o conhecimento dos exportadores e importadores.

A droga interceptada pela Receita Federal foi entregue à Polícia Federal, que acompanhou a operação a partir de sua localização, e que prosseguirá com as investigações, a partir das informações fornecidas pela Alfândega.