Quase 200 idosos são flagrados se aglomerando em 'baile da terceira idade'

Vigilância realizou flagrante durante a madrugada deste domingo, exatamente durante horário do 'toque de restrição'

Comentar
Compartilhar
01 MAR 2021Por Da Reportagem12h30
Festa com idosos foi interrompida pelas autoridades durante a madrugada do último domingoFesta com idosos foi interrompida pelas autoridades durante a madrugada do último domingoFoto: Divulgação / Procon

Uma festa reunindo quase 200 idosos foi interrompida durante a madrugada deste domingo no bairro Penha, localizado na Zona Leste da Capital de São Paulo. O 'baile da terceira idade' ocorria exatamente no horário estipulado pelas autoridades estaduais como do 'Toque de Restrição' onde apenas atividades essenciais são permitidas.

Os fiscais da Vigilância Sanitária Estadual têm feito parte dos grupos de profissionais anunciados pelo Governo do Estado de São Paulo como primordiais para intensificar a fiscalização e barrar ativididades consideradas supérfluas durante a pandemia do novo coronavírus. Na festa em questão, ao menos 190 pessoas com idades acima de 60 anos foram localizadas. O grupo faz parte das pessoas consideradas como mais vulneráveis à Covid-19.

As novas regras do Estado entraram em vigor na sexta-feira (26) e valem pelo menos até 14 de março. Segundo as autoridades estaduais, a medida determina a restrição de circulação das 23h às 5h em todo o Estado. Apesar de ter gerado certa confusão entre o público, Doria utilizou de seu tempo de falar durante a última coletiva de imprensa de fevereiro para apontar que a medida não se trata exatamente de um 'toque de recolher', mas sim de uma ação mais branda e mais distante de um lockdown.

"Dado ao fato de que chegamos ao recorde de internados com Covid-19 no sistema hospitalar de São Paulo, o governo de São Paulo, atendendo expressa recomendação do centro de contingência, decreta restrição de circulação de pessoas das 23h às 5h em todo o estado", disse o governador João Doria (PSDB).

Além do baile da terceira idade encontrado na Penha, a operação de fiscalização do cumprimento ao toque de restrição já autou ao menos 46 estabelecimentos comerciais apenas na Capital entre os dias 26 e 28.