X

Polícia

Província de Buenos Aires decreta estado de emergência

Ao anunciar o estado de emergência, o governador também afirmou que destinará 600 milhões de pesos para equipar as forças policiais da província

Publicado em 05/04/2014 às 17:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A província de Buenos Aires decretou "estado de emergência" por doze meses, em meio à crise de segurança da região, composta pela capital argentina e outros 133 municípios, onde vivem cerca de 15,6 milhões de pessoas, ou quase 40% da população do país.

Segundo informações do jornal Clarín, são registrados quatro assassinatos por dia em Buenos Aires. De cada dez casos, seis foram com o uso de revólver, pistola, escopeta ou outra arma letal. O periódico considerou a medida do governador da província de Buenos Aires, Daniel Scioli, "uma tentativa desesperada de evitar o risco de colapso na gestão política".

Em coletiva de imprensa, o governador explicou que a decisão tem como objetivo "agilizar" os recursos materiais e humanos para enfrentar a situação. "Esta declaração de emergência servirá para aplicar todo o peso de um Estado presente aos assassinos e delinquentes. Temos que ser dinâmicos para perseguir, capturar e encarcerar os criminosos", disse, segundo o jornal La Nación.

Ao anunciar o estado de emergência, o governador também afirmou que destinará 600 milhões de pesos para equipar as forças policiais da província, recursos que virão do Banco Provincia, e convocará 5 mil policiais aposentados para tarefas de prevenção e repressão. Scioli também explicou que a convocação é por um ano, até que novos policiais sejam formados.

O governador também convocou "todas as forças políticas" para a realização de "esforços conjuntos" contra o crime e anunciou o envio de projetos de lei relacionados à segurança ao legislativo. "Não podemos seguir brigando entre as forças políticas. Se trata de defender a vida, nada menos. Não há espaço para egoísmos políticos", afirmou Scioli, segundo o Clarín.

Segundo informações do jornal Clarín, são registrados quatro assassinatos por dia em Buenos Aires (Foto: Divulgação)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter