Polícia

Possível fraude milionária em carga de soja é investigada no porto de Santos

Uma carga embarcada em 13 de outubro na cidade de Primavera do Leste (MT), com destino ao Porto de Santos, deveria ter chegado ao terminal portuário em 15 de outubro

Igor de Paiva

Publicado em 25/10/2025 às 08:25

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O motorista, de 31 anos, é suspeito de participação na fraude, já que não apresentou justificativa para o atraso na entrega. / Divulgação

Continua depois da publicidade

Uma possível fraude milionária envolvendo uma carga de farelo de soja, que chegou ao Terminal de Exportação de Santos (TES) com sinais de adulteração, está sendo investigada pela 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) da DEIC Santos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Uma carga embarcada em 13 de outubro na cidade de Primavera do Leste (MT), com destino ao Porto de Santos, deveria ter chegado ao terminal portuário em 15 de outubro. No entanto, o caminhão só chegou quatro dias depois e transportava mais de 37 toneladas de farelo de soja com alto teor de proteína — exigência padrão para exportação.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• E agora? Polícia Federal pode paralisar a emissão de passaportes no Brasil

• Polícia apreende cigarros e fogos de artifício irregulares em Guarujá

• Polícia realiza ação contra roubo e venda de medicamentos ilegais em São Vicente

Ao chegar ao terminal, análises laboratoriais identificaram que o material estava muito abaixo do padrão esperado e continha quantidade significativa de areia. Ao perceber a discrepância, a empresa responsável acionou imediatamente a Polícia Civil.

Durante diligências no terminal, os policiais apreenderam o caminhão, a carga e objetos encontrados na cabine, que podem ajudar a esclarecer o caso. O motorista, de 31 anos, é suspeito de participação na fraude, já que não apresentou justificativa para o atraso na entrega.

Continua depois da publicidade

Aproveite e veja também: Polícia apreende cigarros e fogos de artifício irregulares em Guarujá    

Segundo a autoridade policial, há indícios de que parte da carga original tenha sido substituída por material de menor valor, mantendo o peso e volume para não levantar suspeitas durante o transporte.

A prática pode configurar furto qualificado e representa prejuízo milionário para o setor logístico e comercial.

Continua depois da publicidade

O caso segue em investigação, e a Polícia Civil continua empenhada na identificação dos responsáveis e na apuração completa dos fatos.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software