X

Polícia

Por votos no Nordeste, eleitores de Haddad e Bolsonaro apelam para músicas

Em grupos de WhatsApp, apoiadores dos dois candidatos replicam memes e campanhas voltadas para os eleitores nordestinos

Folhapress

Publicado em 18/10/2018 às 16:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Nordeste virou alvo da disputa entre petistas e eleitores do capitão reformado / Divulgação

Única região do país em que Jair Bolsonaro perdeu para Fernando Haddad no primeiro turno, o Nordeste virou alvo da disputa entre petistas e eleitores do capitão reformado. Em grupos de WhatsApp, apoiadores dos dois candidatos replicam memes e campanhas voltadas para os eleitores nordestinos. Eles apostam em jingles e músicas de estilos variados, que vão do forró ao reggae. 

"Eu vou votar no 17, Bolsonaro é 17, o Brasil é 17, todo mundo é 17", diz a letra de forró com cadência de marchinha.

A marchinha é idêntica a outra, pró-PT, com a letra "A Bahia é 13, Ceará é 13, Maranhão é 13, Paraíba é 13", que faz sucesso também no YouTube com uma montagem de Lula dançando na praia.

A campanha de Fernando Haddad (PT) -cuja trilha sonora oficial do primeiro turno era um forró ("Chama que o povo quer, chama que o 13 dá jeito")- ganhou dos apoiadores também um transa reggae, arrocha popularizado por artistas como Aldair Playboy.

"Tá conversando besteira em votar em Bolsonaro, ele não gosta de mulher, de sapatão e de veado. Por isso sou mais humilde, eu vou votar em Haddad, Haddad, Haddad", diz a letra.

A música pegou e vídeos de outras redes sociais, que ensinam a coreografia oficial, estão sendo compartilhados.

Outro vídeo replicado em grupos abertos de eleitores do candidato do PSL tem imagens de drones e coreografia coordenada de centenas de pessoas. A canção "O Brasil é 100% Bolsonaro" tem letra antipetista com contornos épicos.

"Lula mentiu para o Brasil inteiro, PT roubou todo o nosso dinheiro", diz o jingle.

O vídeo foi feito em Fortaleza, no Ceará. Canção e coreografia são de autoria do Movimento Consciência Patriótica, que ficou famoso em 2016 com a Dancinha do Impeachment.

No 1º turno das eleições, Jair Bolsonaro (PSL) perdeu em todos os estados do Nordeste, porém ganhou em cinco capitais: Natal, João Pessoal, Recife, Maceió e Aracaju.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

Passeio Ciclístico do Casqueiro 'Bike é Vida' ocorre neste domingo (28), em Cubatão

Kits serão entregues no próprio dia 28, às 7h, no mesmo local onde ocorrerá o evento

Cotidiano

Confira o resultado da Lotofácil no concurso 3088, nesta quinta (25)

O prêmio é de R$ 1.700.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter