Polícia
Operação com drones desarticula logística de tráfico que atuava também em Praia Grande; quatro criminosos foram detidos com mais de 29 kg de drogas
Investigação de duas semanas termina com prisões no Guarujá e apreensão de R$ 20 mil; grupo usava comboio com batedores para escoltar entorpecentes. / Divulgação
Continua depois da publicidade
A Polícia Civil do Guarujá desarticulou, entre a noite de segunda-feira (2) e a manhã desta terça-feira (3), uma organização criminosa especializada no transporte, armazenamento e preparo de drogas.
Após duas semanas de investigação, quatro homens, com idades entre 30 e 37 anos, foram presos e uma grande quantidade de entorpecentes e equipamentos foi apreendida.
Continua depois da publicidade
As investigações mapearam uma operação logística que utilizava dois veículos: um Volkswagen Polo, que funcionava como apoio e vigilância, e uma Saveiro, responsável pelo transporte da carga de drogas. Para camuflar a atividade, os criminosos improvisaram um esconderijo sob uma mesa de bilhar colocada sobre a caçamba da picape.
Com apoio de um drone, os agentes monitoraram e gravaram o momento em que a Saveiro descarregava uma bolsa suspeita em um imóvel na Rua José Inácio Corrêa, no Guarujá.
Continua depois da publicidade
Enquanto o Polo circulava na área como escolta, a polícia realizou a abordagem. Dois homens que saíram da residência e entraram no carro de apoio foram detidos. Com eles, foi encontrado um conjunto de chaves que abriu a casa monitorada, onde um terceiro suspeito foi localizado no interior, cercado por drogas e materiais de embalagem.
Em uma ação simultânea em Praia Grande, outra equipe prendeu o motorista da Saveiro, com quem foram apreendidos R$ 20 mil em dinheiro sem origem comprovada, celulares e outros indícios do transporte de entorpecentes.
O balanço da operação resultou na apreensão de um total de mais de 28 quilos de cocaína, incluindo 14 kg em tijolos e 13,5 kg já fracionados, aproximadamente um quilo de crack em pedras, além de equipamentos como seladoras, plástico filme, bexigas e fitas adesivas usados no acondicionamento. Quatro veículos e diversos aparelhos celulares que sustentavam a comunicação do grupo também foram confiscados.
Continua depois da publicidade
Três dos detidos foram presos sem reagir. O quarto ofereceu resistência durante a abordagem e, além dos crimes de tráfico e associação, também responderá por resistência à prisão.