Polícia

Polícia identifica quadrilha que roubou 40 toneladas de fertilizantes no Litoral de SP

O caminhão usado pelos criminosos foi encontrado em Cubatão e a carreta, já sem a carga, em Campinas; veja vídeo

Fábio Rocha

Publicado em 08/11/2025 às 16:19

Atualizado em 08/11/2025 às 16:45

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

As provas coletadas permitiram identificar os autores e os veículos utilizados / Divulgação/Polícia Civil

Continua depois da publicidade

A Delegacia Sede de Cubatão concluiu uma operação complexa que resultou na identificação de uma quadrilha responsável pelo roubo de um caminhão com 40 toneladas de fertilizantes, ocorrido em 25 de setembro de 2025, na região portuária de Santos (SP).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

De acordo com a Polícia Civil, o crime começou com o sequestro do motorista na Avenida Conselheiro Nébias, em Santos. A vítima foi libertada na manhã seguinte em Cubatão. Após o registro da ocorrência, os investigadores iniciaram um trabalho minucioso de mapeamento de rotas, análise de imagens e cruzamento de dados com ferramentas de inteligência policial.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Polícia Civil apreende mais de 20 kg de drogas em imóvel usado por facção

• Polícia Civil apreende adolescente por tráfico de drogas em São Vicente

• Polícia recupera carga de carne avaliada em quase R$ 1 milhão na Grande SP

O caminhão-trator usado pelos criminosos foi encontrado em Cubatão, enquanto a carreta, abandonada sem carga, foi localizada em Campinas. As provas coletadas permitiram identificar os autores e os veículos utilizados, incluindo um GM/Vectra e um Volvo NL 12 360, ambos diretamente ligados à ação.

A investigação apontou ainda que o caminhão estava registrado em nome de terceiros, mas vinculado a um cadastro de fretes que revelava o verdadeiro beneficiário das atividades ilegais. Foram identificados dois suspeitos principais: um homem de 37 anos, apelidado “Coringa”, e outro de 35 anos, conhecido como “BMW” ou “Polenta”.

Continua depois da publicidade

Apreensão CubatãoPolícia afirma que as investigações vão continuar / Divulgação/Polícia Civil

Durante as diligências, realizadas entre 17 e 21 de outubro, os policiais apreenderam o Vectra e surpreenderam dois suspeitos com o caminhão-trator usado no roubo, além de uma carreta furtada e diversas peças de caminhões roubados.

O local funcionava como uma oficina clandestina da quadrilha, equipada com ferramentas e maquinário para adulterar sinais identificadores de veículos.

Apesar de presos em flagrante, dois suspeitos foram liberados após pagamento de fiança e cumprimento de medidas cautelares. Diante da gravidade dos crimes, a Justiça decretou a prisão temporária dos quatro envolvidos, mas dois deles estão foragidos, o proprietário do Vectra, de 43 anos, e o beneficiário do cadastro ANTT do caminhão, de 37 anos.

Continua depois da publicidade

A Polícia Civil informou que os suspeitos também são investigados por pelo menos outros três roubos de caminhões e cargas. As investigações continuam, com foco no cumprimento dos mandados de prisão e na completa responsabilização da quadrilha.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software