Polícia

Polícia Federal reforça segurança da COP30 com atiradores de elite

Na quarta-feira, a Polícia Federal realizou uma reunião de alinhamento com o efetivo envolvido nas ações de segurança do evento

Nathalia Alves

Publicado em 06/11/2025 às 17:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Essa função exige treinamento rigoroso e aperfeiçoamento constante e envolve alto grau de precisão técnica / Divulgação/Polícia Federal

Continua depois da publicidade

A Polícia Federal (PF) montou um forte esquema de segurança para a COP30, que concentra a maior parte de seus eventos no Parque da Cidade, em Belém (PA).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Entre as medidas estratégicas adotadas, está o posicionamento de atiradores de precisão, conhecidos como snipers, com a função de neutralizar possíveis ameaças e garantir a integridade de chefes de Estado, autoridades e participantes.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Entenda a Zona Verde, o coração de debates públicos e inovações da COP 30

• Entenda por que o Curupira foi escolhido como mascote da COP 30

• Cidade do litoral de SP apresenta projeto inovador de justiça climática na COP 30

Os agentes destacados pertencem ao Comando de Operações Táticas (COT), unidade de elite da PF responsável por atuar como contrasniper, ou seja, prevenir e responder a eventuais ataques de atiradores hostis.

Essa função exige treinamento rigoroso e aperfeiçoamento constante, já que envolve alto grau de precisão técnica, disciplina tática e capacidade de tomada rápida de decisão em situações de risco.

Continua depois da publicidade

Essa função exige treinamento rigoroso e aperfeiçoamento constante / Divulgação/Polícia Federal
Essa função exige treinamento rigoroso e aperfeiçoamento constante / Divulgação/Polícia Federal
A função envolve alto grau de precisão técnica, disciplina tática / Divulgação/Polícia Federal
A função envolve alto grau de precisão técnica, disciplina tática / Divulgação/Polícia Federal
Também é preciso ter capacidade de tomada rápida de decisão em situações de risco / Divulgação/Polícia Federal
Também é preciso ter capacidade de tomada rápida de decisão em situações de risco / Divulgação/Polícia Federal
Na quarta-feira (5/11), a Polícia Federal realizou uma reunião de alinhamento / Divulgação/Polícia Federal
Na quarta-feira (5/11), a Polícia Federal realizou uma reunião de alinhamento / Divulgação/Polícia Federal
Da reunião, participou o efetivo envolvido nas ações de segurança da COP30 / Divulgação/Polícia Federal
Da reunião, participou o efetivo envolvido nas ações de segurança da COP30 / Divulgação/Polícia Federal
A reunião marca o início oficial da operação especial para o evento / Divulgação/Polícia Federal
A reunião marca o início oficial da operação especial para o evento / Divulgação/Polícia Federal

Reunião marca início oficial da operação de segurança da COP30

Na quarta-feira (5/11), a Polícia Federal realizou uma reunião de alinhamento com o efetivo envolvido nas ações de segurança da COP30, marcando o início oficial da operação especial para o evento.

O encontro foi conduzido pelo Diretor de Proteção à Pessoa (DPP), Delegado Alexsander Castro de Oliveira, que apresentou a missão institucional da PF e reforçou o papel estratégico da corporação na proteção da Cúpula de Líderes e de toda a programação da conferência.

Durante o briefing, o diretor destacou que a PF é referência na segurança de grandes eventos internacionais, atuando de forma integrada com outras forças de segurança.

Continua depois da publicidade

Ele ressaltou o compromisso da instituição com a ordem pública, o combate à criminalidade transnacional e a proteção de autoridades estrangeiras e nacionais.

O diretor também agradeceu o empenho da Delegada Carla Maria Costardi, dos Delegados Delano Cerqueira Bunn e Alexandre de Andrade Silva, além de toda a equipe envolvida na missão.

Foram discutidos aspectos logísticos, condições operacionais e cuidados especiais exigidos durante o evento, com foco em organização, eficiência e profissionalismo.

Continua depois da publicidade

GSD é destaque em segurança de autoridades

A atuação do Grupo de Segurança de Dignitários (GSD) também foi destacada na reunião. O grupo passou por uma reestruturação inspirada em modelos internacionais de excelência, o que elevou o nível de profissionalismo e eficiência das operações. O GSD é considerado essencial para o sucesso das missões de proteção de autoridades durante a COP30.

Por fim, foram apresentadas orientações práticas sobre as salas de concentração localizadas no Parque da Cidade, onde ocorrerão os principais eventos da conferência, além da Cúpula dos Líderes, que começa nesta quinta-feira (6/11).

O Edifício de Economia Criativa, com acesso pelo Portão 9, servirá como ponto de apoio aos policiais, reunindo informações estratégicas para garantir uma operação segura, organizada e eficiente ao longo de toda a COP30.
 

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software