Polícia Federal deflagra mais uma fase da Operação Lava Jato

Estão sendo cumpridos mandados em Brasília, Pernambuco e Rio de Janeiro. A ação foi batizada de "Repescagem"

Comentar
Compartilhar
23 MAI 2016Por Folhapress11h50
A Polícia Federal está realizando na manhã desta segunda-feira (23) a 29ª fase da Operação Lava JatoA Polícia Federal está realizando na manhã desta segunda-feira (23) a 29ª fase da Operação Lava JatoFoto: Agência Brasil

A Polícia Federal está realizando na manhã desta segunda-feira (23) a 29ª fase da Operação Lava Jato. Estão sendo cumpridos mandados em Brasília, Pernambuco e Rio de Janeiro. A ação foi batizada de "Repescagem".

A reportagem apurou que o ex-funcionário do PP João Claudio Genu foi preso preventivamente em Brasília. Procurado, o advogado dele, Mauricio Maranhão, não quis dar declarações à reportagem.
 

Genu é ex-tesoureiro do PP e foi assessor do deputado José Janene, que morreu em 2010. Ele foi condenado no escândalo do mensalão por ter sacado R$ 1,1 milhão das empresas do publicitário Marcos Valério.

Segundo a PF, foram encontrados elementos probatórios que indicam a participação do investigado também com o esquema de corrupção na Petrobras. "As investigações apontam que ele continuou recebendo repasses mensais de propinas, mesmo durante o julgamento do mensalão e após ter sido condenado, repasses que ocorreram pelo menos até o ano de 2013".

Nesta etapa são investigados os crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e corrupção passiva e ativa envolvendo verbas desviadas no esquema criminoso na estatal.

Ao todo, estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão, um de prisão preventiva e dois de prisão temporária.