X

Polícia

Polícia cumpre 15 mandados de prisão em operação contra desvio de cloro de água

Mandados são cumpridos em quatro cidades da Baixada, em São Paulo, Guarulhos e Ribeirão Pires

Gazeta de S. Paulo

Publicado em 14/07/2020 às 12:32

Atualizado em 14/07/2020 às 12:32

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Galpão com produtos de limpeza que usam cloro da Sabesp / REPRODUÇÃO

A Polícia Civil de Santo André, no ABC Paulista, cumpre 15 mandados de prisão e 27 de busca e apreensão nesta terça-feira (14) em sete cidades da Baixada Santista e da Grande São Paulo. Os mandados integram a Operação 1791, que investiga pessoas envolvidas no desvio de hipoclorito de sódio (cloro) utilizado para purificar água.

Os mandados são cumpridos em Praia Grande, Cubatão, Santos, São Vicente, São Paulo, Guarulhos e Ribeirão Pires,  segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).

Parte da carga desviada foi localizada em um galpão com alguns produtos de limpeza. A investigação aponta que os produtos químicos tenham sido feitos com esse produto desviado da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

A carga é usada para o tratamento de água que vai ser distribuída para mais 27,9 milhões de pessoas no Estado. "A Sabesp vai acompanhar as investigações e os desdobramentos do caso e tomará todas as medidas judiciais para ressarcimento de eventuais prejuízos junto a esses fornecedores. A Companhia esclarece ainda que a água tratada é analisada em laboratórios antes da entrega ao consumidor, o que assegura sua qualidade, sem riscos para o consumo", disse a Sabesp.

Investigação

A investigação começo em 2019, quando a polícia recebeu a denúncia de que uma empresa responsável por transportar o produto para 120 estações de tratamento de água estava desviando a carga para empresas clandestinas.

Os investigados poderão ser indiciados por furto, receptação e organização criminosa. No entanto, há um agravante pois os crimes cometidos são contra a saúde pública.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

Cotidiano

Fila de espera na balsa chega a 30 minutos na travessia Guarujá e Santos

Ambos os sentidos tem esse tempo estimado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter