Polícia Civil recupera 20 t de trilhos e prende três acusados por esquema em Cubatão

Material furtado foi encontrado em caminhão; os detidos foram autuados por receptação e associação criminosa

Comentar
Compartilhar
11 DEZ 2019Por Gilmar Alves Jr.19h47
O flagrante de receptação e associação criminosa ocorreu na noite de terça-feira (10)Foto: Divulgação/Polícia Civil

Uma investigação da Delegacia de Cubatão sobre receptação de trilhos de trem  furtados na Região resultou na prisão de três acusados de envolvimento no esquema, durante a noite de terça-feira (10), e na recuperação de 20 toneladas do material em um caminhão na Rodovia Cônego Domênico Rangoni, em Cubatão, próximo ao Anel Viário.

Um representante da operadora de ferrovias Rumo compareceu à delegacia e reconheceu os trilhos como oriundos da área de Paratinga, em Cubatão.

Conforme declarou o representante, segundo a polícia, as quadrilhas subtraem os trilhos que ficam ao lado da ferrovia após manutenção. Após os furtos, os materiais metálicos são cortados para possibilitar o transporte em caminhões a ferros-velhos da Baixada.

Abordagem

Sob o comando do delegado Jorge Álvaro Gonçalves Cruz, titular de Cubatão, e do investigador-chefe, Marcelo Mendes, policiais realizaram uma diligência na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, nas imediações do Vale Verde, e conseguiram identificar o caminhão que transportava os trilhos. Devido ao excesso de peso, o veículo estava transitando lentamente pela mesma pista que os investigadores.

O acompanhamento foi realizado até a Cônego, onde a abordagem ocorreu por volta das 19h30.

O motorista, um pedreiro de 47 anos, e outros dois ocupantes do caminhão, de 24 e 34 anos, disseram aos policiais que tinham pleno conhecimento de que os pedaços de trilho eram furtados.

Eles admitiram que transportariam os trilhos para um ferro-velho.

As investigações vão prosseguir objetivando identificar os demais envolvidos no esquema.