O flagrante de receptação e associação criminosa ocorreu na noite de terça-feira (10) / Divulgação/Polícia Civil
Continua depois da publicidade
Uma investigação da Delegacia de Cubatão sobre receptação de trilhos de trem furtados na Região resultou na prisão de três acusados de envolvimento no esquema, durante a noite de terça-feira (10), e na recuperação de 20 toneladas do material em um caminhão na Rodovia Cônego Domênico Rangoni, em Cubatão, próximo ao Anel Viário.
Um representante da operadora de ferrovias Rumo compareceu à delegacia e reconheceu os trilhos como oriundos da área de Paratinga, em Cubatão.
Continua depois da publicidade
Conforme declarou o representante, segundo a polícia, as quadrilhas subtraem os trilhos que ficam ao lado da ferrovia após manutenção. Após os furtos, os materiais metálicos são cortados para possibilitar o transporte em caminhões a ferros-velhos da Baixada.
Abordagem
Continua depois da publicidade
Sob o comando do delegado Jorge Álvaro Gonçalves Cruz, titular de Cubatão, e do investigador-chefe, Marcelo Mendes, policiais realizaram uma diligência na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, nas imediações do Vale Verde, e conseguiram identificar o caminhão que transportava os trilhos. Devido ao excesso de peso, o veículo estava transitando lentamente pela mesma pista que os investigadores.
O acompanhamento foi realizado até a Cônego, onde a abordagem ocorreu por volta das 19h30.
O motorista, um pedreiro de 47 anos, e outros dois ocupantes do caminhão, de 24 e 34 anos, disseram aos policiais que tinham pleno conhecimento de que os pedaços de trilho eram furtados.
Continua depois da publicidade
Eles admitiram que transportariam os trilhos para um ferro-velho.
As investigações vão prosseguir objetivando identificar os demais envolvidos no esquema.