X

Polícia

Polícia Civil prende casal acusado de golpes contra idosos na Baixada Santista

Dupla vendia aparelhos ortopédicos e outros produtos por preços abaixo de mercado e usava cartões das vítimas para transações fraudulentas

Gilmar Alves Jr.

Publicado em 04/09/2019 às 13:37

Atualizado em 04/09/2019 às 20:04

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Diversos produtos e máquinas de cartões foram apreendidos com o casal / Divulgação/Polícia Civil

Policiais do 2º Distrito Policial de Itanhaém prenderam, na terça-feira (3), um casal acusado de diversos golpes contra idosos na Baixada Santista.  A dupla, presa na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, no Cibratel II, vendia aparelhos ortopédicos e outros produtos por preços abaixo de mercado e usava cartões das vítimas para transações fraudulentas. As investigações foram iniciadas há dois meses e a suspeita é de que as vítimas podem chegar a mais de 100 idosos nas nove cidades da Região. 

O casal foi autuado em flagrante por estelionato e pelo artigo 102 do Estatuto do Idoso - apropriar-se de ou desviar bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento do idoso, dando-lhes aplicação diversa da de sua finalidade. Nesta quarta-feira (4), os detidos foram soltos em uma audiência de custódia. A equipe do delegado Bruno Mateo Lázaro, titular do 2º DP, e do investigador-chefe, Willian Ceccon, prossegue as investigações e um pedido de prisão temporária será feito. 

"A dupla utilizava um veículo Ford Ka de cor branca e passava nas residências ofertando produtos para massagem como colchões, travesseiros e aparelhos ortopédicos.  Esses acessórios eram vendidos com preço abaixo do mercado pelos golpistas, o que atraiu várias vítimas a fazerem a compra desses objetos utilizando cartão de crédito", informou a assessoria de imprensa da Polícia Civil na Baixada Santista e Vale do Ribeira. 

Era no momento em que as vítimas entregavam seus cartões de crédito aos golpistas que o crime de estelionato ocorria. 

"O casal, a fim de enganar as vítimas, afastava-se alegando que a máquina de cartão possuía pouco sinal e pedia para que a vítima digitasse a senha. Nesse momento o golpista, aproveitando-se da distração da pessoa, realizava inúmeras transações bancárias causando grandes prejuízos aos enganados", disse a polícia.  

Os acusados, conforme apurou a polícia, deixavam um recibo com dados e números de telefones fictícios. Os golpes, muitas vezes, era percebidos pelas vítimas somente no mês seguinte, com a chegada da fatura. 

Os investigadores apuraram que, na tarde de segunda-feira (2), o casal havia feito mais uma vítima em Itanhaém. A vítima, uma idosa de 80 anos, sofreu um prejuízo de aproximadamente R$ 2 mil.

A captura

O casal foi localizado e preso em flagrante no Ford Ka na Rodovia Padre Manoel. Com os acusados foram apreendidos oito aparelhos de massagem, três máquinas de cartão de crédito, um bloco de notas fiscais falsas e dois celulares.

Nos celulares, os investigadores constataram que os golpes estão sendo executados nas nove cidades da Baixada.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter