X

Polícia

Polícia Civil desmantela quadrilha furtava petróleo da Petrobras em Santos

O petróleo furtado era estocado em Cubatão, onde dois homens foram presos

Gilmar Alves Jr.

Publicado em 07/11/2018 às 14:20

Atualizado em 07/11/2018 às 20:42

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Investigadores descobriram perfuração em duto no Caruara / Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil desmantelou um esquema criminoso de furto de petróleo da Petrobras na Baixada Santista, nesta quarta-feira (7), e prendeu dois homens.  O óleo era subtraído de um duto no Caruara, na Área Continental de Santos, por meio de perfuração, e depois  transferido de caminhão até uma oficina de caminhões no Samaritá, na Área Continental de São Vicente.

A destinação final do petróleo ainda é apurada. A principal suspeita é a de que o petróleo fosse levado para o interior paulista para o processo de derretimento de alumínio.

A investigação foi iniciada há mais de um mês, a partir de informações fornecidas pela estatal, cujo corpo técnico identificou a suspeita de furto.

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Santos realizou a apuração e deflagrou diligências na casa no Caruara e na oficina na Vila ­Esperança.

Na oficina, policiais sob o comando do delegado Luiz Ricardo de Lara Dias Júnior e do investigador-chefe, Paulo Carvalhal, detiveram um motorista acusado de transportar o petróleo em um caminhão e um funcionário da oficina.

De acordo com o delegado seccional de Santos, Carlos Schneider, eles responderão por furto qualificado, associação criminosa e crime contra o meio ­ambiente.

Mais dois homens suspeitos estão identificados. A DIG prosseguirá as investigações visando identificar os  demais integrantes da organização criminosa.

Segundo Schneider, a casa no Caruara era  planejada e montada para o esquema criminoso, contando até com aromatizantes no ambiente, “justamente para mascarar o cheiro de petróleo”. Havia linhas telefônicas no local e celulares também foram apreendidos.

“Mantinham o petróleo dentro de contentores de polipropileno de mil litros cada um e depois faziam, através de uma bomba hidráulica, essa transferência para o caminhão”, informou o delegado seccional.

Na ação de hoje (7), seis mil litros de petróleo foram apreendidos em um caminhão e outros seis mil litros nas dependências da oficina. O segundo volume, de acordo com o delegado, pode ser de um outro duto.

Volume

Questionada pelo Diário do Litoral, a Petrobras, por meio de sua assessoria de imprensa, não informou o volume de petróleo furtado no duto do Caruara. A estatal afirmou que é vítima de ações criminosas de furto de óleo e derivados e  colaborado com o Ministério Público e a Polícia Civil nas investigações sobre essa atividade.

“A maior preocupação da companhia é a segurança das famílias vizinhas às instalações, pois intervenções criminosas podem trazer riscos para a comunidade, como incêndios e explosões”, disse a Petrobras.

“Sempre que identificar cheiro de combustível ou qualquer movimentação suspeita na faixa de dutos ou em terrenos próximos, a comunidade pode entrar em contato com a Transpetro, subsidiária da Petrobras, pelo telefone 168. A ligação é grátis”, informou.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

8º Restaurant Week segue até o dia 5 de maio, em Guarujá

Com preços especiais, restaurantes da Cidade reúnem o que há de melhor na culinária vegetariana

Santos

'Virada da Maturidade' começa nesta quinta (25), em Santos; veja programação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter