X

A operação se concentrou em três regiões de Guarujá / Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil desarticulou uma quadrilha de sequestro para Pix que é baseada em Guarujá e prendeu sete pessoas - cinco homens e duas mulheres - durante uma operação deflagrada nesta quinta-feira (9). A ação recebeu o nome de "Conteiros", já que, além de atingir os envolvidos na execução dos roubos com retenção de vítimas, também mirou as pessoas que forneciam suas contas para receberem percentuais dos valores obtidos pelos assaltantes. 

Com base nas investigações da 1ª Delegacia da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) regional, o Poder Judiciário expediu 17 mandados de prisão temporária e 25 de busca e apreensão.

Entre os detidos ontem está um dos quatro homens envolvidos com um sequestro de uma família em Bertioga entre 10 e 12 de agosto. Os outros três também tiveram a prisão decretada, mas não tinham sido localizados até o final da tarde desta quinta. 

Treze pessoas que forneciam suas contas para receberem percentuais dos valores obtidos pelo assaltantes completam a relação de mandados de prisão, sendo que seis delas foram detidas ontem, incluindo duas mulheres. 

As ações, que mobilizaram integrantes da 1ª Delegacia e do Grupo de Operações Especiais (GOE), se concentraram em Conceiçãozinha, Prainha e Morrinhos, em Guarujá, segundo o delegado titular, Luiz Ricardo de Lara Dias Júnior, que concedeu entrevista coletiva ontem à tarde. 

A quadrilha agia em Guarujá, Bertioga e São Sebastião, conforme apurou a equipe de Lara e do investigador-chefe, Paulo Carvalhal. 

"Conteiro é o termo usado por roubadores para individualizar a pessoa que aluga ou empresta a sua conta, o seu aplicativo financeiro, para receber valores que sabe ser de origem ilícita", frisou Lara na entrevista coletiva, ao explicar o nome da operação. 

O delegado Luiz Ricardo de Lara Dias Júnior, responsável pela operação, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (9) (Foto: Gilmar Alves Jr./DL)

"Em redes sociais, grupos de WhatsApp, há mensagens de chamamento. 'Eu preciso de contas da instituição financeira A, contas da instituição financeira B'. Há um chamamento dos roubadores para que os conteiros se apresentem para receber essa porcentagem. Então isso acabou se disseminando até por conta da falta de conhecimento da população de que essa conduta é tão criminosa quanto a daquele que de arma em punho rende alguém e o obriga a realizar a transação financeira", disse o delegado. 

Os conteiros ficaram sujeitos a indiciamento por extorsão, associação criminosa e até lavagem de dinheiro. 

"A operação de hoje tem uma atuação não só penal mas também de cunho social, no sentido de alertar a população, que a gente sabe que é de bem, que não se deixe se levar por esse suposto ganho rápido de dinheiro. Por emprestar a conta e ganhar ali uma porcentagem de 5%, 10%, 15%, 20%. Isso é crime. Isso dá cadeia", frisou o delegado. 

Ele afirmou que, de modo geral, os conteiros ficaram surpresos ao serem presos. "Tão logo souberam do motivo pela qual estavam sendo presos veio o arrependimento. "Viram que aquela ínfima quantidade de dinheiro, aquele bem material momentâneo, tirou a sua liberdade", disse o delegado. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

Cotidiano

Fila de espera na balsa chega a 30 minutos na travessia Guarujá e Santos

Ambos os sentidos tem esse tempo estimado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter