Prefeitura Santos
Prefeitura Santos Mobile

Polícia Civil apreende uma tonelada de maconha, prende dois homens em SV e bate recorde

Van com a droga saía de um galpão quando os investigadores realizaram o flagrante; suspeita é que entorpecente seria distribuído em pontos de tráfico em Cubatão

Comentar
Compartilhar
20 MAI 2020Por Gilmar Alves Jr.19h19
Apreensão dos policiais civis de Cubatão foi recorde para este tipo de entorpecente ne RegiãoFoto: Divulgação/Polícia Civil

Uma investigação do 1º Distrito Policial de Cubatão resultou na noite de terça-feira (19) na apreensão de uma tonelada de maconha, em São Vicente, um recorde para esse tipo de droga na Região neste ano. Conduzindo uma van, um frentista de 35 anos, saía do local, no Humaitá, com apoio de um carpinteiro, de 31, quando foi realizado o flagrante dos investigadores. A dupla foi autuada em flagrante por tráfico e removida à cadeia. 

A ação que bateu o recorde fez parte de uma operação regional da Polícia Civil na Baixada Santista e Vale do Ribeira. Os números consolidados da operação ainda não tinham sido divulgados até a conclusão desta reportagem. 

O trabalho de investigação do 1° DP de Cubatão foi iniciado na semana passada, após uma denúncia indicar que um galpão na Área Continental de São Vicente era usado para armazenamento de maconha para distribuição em pontos de tráfico de Cubatão. 

Na noite de terça os policiais receberam novas informações, que apontaram o endereço exato do local, na Estrada Piratininga. Sob o comando do delegado Fábio Szabo Guerra, titular do distrito, e do investigador-chefe, Walmir Silva, policiais foram ao galpão e montaram uma campana por volta das 21h30. Logo no início foi possível ouvir o barulho de pessoas dentro daquele local. 

Cerca de 30 minutos depois, eles ouviram barulho de motor de veículo sendo ligado, momento em que viram o portão do local ser aberto pelo carpinteiro e presenciaram o frentista na direção da van prestes a sair do terreno. 

Na abordagem, os acusados não esboçaram qualquer reação.

Dentro da van, os policiais civis encontraram 35 fardos grandes, cada um com peso aproximado entre 25 e 32 quilos, contendo a maconha. 

"Tendo em vista as circunstâncias da prisão, a enorme quantidade de droga apreendida e a forma de embalagem e armazenamento, não resta dúvida de que o entorpecente apreendido seria destinado à distribuição em pontos de vendas de drogas, segundo a denúncia, no município de Cubatão", escreveu o delegado Guerra na fundamentação da autuação em flagrante da dupla. 

"A negativa de autoria e a versão apresentada pelos indiciados não encontra sustentação nos demais elementos de prova coligidos ao longo da investigação e das prisões", afirmou a autoridade policial.