Polícia

Polícia anuncia operação para investigar e coibir vandalismo a ônibus no litoral

Ao todo, a região registrou 31 ataques a veículos de transporte público. Na última segunda-feira (30), a Polícia Civil atualizou o número de ônibus depredados na Baixada Santista durante a madrugada do último domingo (29)

Igor de Paiva

Publicado em 03/07/2025 às 16:01

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Além do monitoramento, policiais e viaturas ficarão em pontos estratégicos / Reprodução

Continua depois da publicidade

Nesta quinta-feira (3), a Polícia Militar iniciou uma operação para intensificar a segurança em corredores, garagens e terminais de ônibus em todo o estado de São Paulo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em suma, as ações estratégicas foram desencadeadas para coibir os atos de vandalismo registrados nos últimos dias contra veículos do transporte público.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Ataques a ônibus se intensificam e somam 31 veículos danificados no litoral de SP

Além do monitoramento, policiais e viaturas ficarão em pontos estratégicos.

Haverá apoio, também, de militares da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) e outras unidades especializadas da Polícia Militar. A previsão é que as ações se estendam até 31 de julho.

Continua depois da publicidade

“Nós iniciamos a operação através de mapeamento e análise criminal dos locais de maiores incidência, então nós começamos a alocar os ativos operacionais das várias modalidades de policiamento justamente para isso, para fazer a prevenção e também, se for o caso, a repressão imediata”, disse o coronel Carlos Henrique Lucena, coordenador operacional da PM.

Até o momento, um suspeito foi preso em flagrante após danificar seis ônibus em Diadema.

Paralelamente à operação da PM, A Polícia Civil, por meio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), segue investigando os casos de depredações registrados nos últimos dias.

Continua depois da publicidade

A Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCiber) também está envolvida nos trabalhos para monitorar se há envolvimento de criminosos em plataformas digitais.

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP) mantém diálogo com as empresas de transporte coletivo para monitorar e discutir estratégias de enfrentamento às ações de vandalismo.

Relembre

Na última segunda-feira (30), a Polícia Civil atualizou o número de ônibus depredados na Baixada Santista durante a madrugada do último domingo (29). Ao todo, 31 veículos foram vandalizados, segundo informações da concessionária Piracicabana, responsável pelo transporte coletivo na região, que registrou boletim de ocorrência.

Continua depois da publicidade

Inicialmente, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) havia contabilizado 28 coletivos danificados. Os ataques ocorreram em três cidades: 16 ônibus foram alvo de vandalismo em Santos, 11 em São Vicente e 4 em Cubatão.

O texto contém informações presentes na agência SP*

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software