Polícia

Polícia amplia ofensiva em nova etapa de operação contra bebidas adulteradas

Ação ocorre em todo o país com mandados de busca e apreensão em diversos estados do país

Nathalia Alves

Publicado em 11/11/2025 às 11:48

Atualizado em 11/11/2025 às 11:48

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Até o meio da manhã desta terça, dois homens já haviam sido presos / Divulgação/Polícia Civil

Continua depois da publicidade

A polícia de São Paulo realiza nesta terça-feira (11) uma nova fase da operação da operação da Poison Source (Fonte do Veneno), que combate à produção e a circulação de bebidas alcoólicas falsificadas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo a organização, a ação ocorre em todo o país com mandados de busca e apreensão em Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás, Bahia e Pernambuco. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Além do metanol, novo composto proibido é encontrado em sucos e vinhos no Brasil

• Polícia descobre 'empresa camaleão' durante combate a bebidas com metanol em SP

• Marca de bebida que competiu com Coca e Pepsi surpreende ao pedir falência

Até o meio da manhã desta terça, dois homens já haviam sido presos e em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, e em Goiânia, em Goiás, os investigadores localizaram depósitos de garrafas que eram utilizadas para abastecer os fornecedores de bebidas.

O esquema

Ainda de acordo com a Polícia Civil, a atuação é semelhante à flagrada anteriormente em uma ação na Brasilândia, zona norte da capital, em 3 de outubro. Na ocasião, foi preso um homem tido como um dos principais fornecedores de insumos usados na falsificação de bebidas alcoólicas do país. 

Continua depois da publicidade

Ele vendia tampas, rótulos, caixas para embalagem e até selos falsificados de Imposto sobre Produtos Industrializados. Tudo era colado nas garrafas, fazendo com que o produto falsificado ficasse parecido com o original.

Para armazenar e distribuir os produtos, ele possuía dois imóveis na região onde foi preso e esta ação é considerada como a primeira parte da operação Operação Poison Source, que faz parte das ações do Governo de São Paulo no combate aos casos de intoxicação por metanol.

No mês de outubro, foram presas sete pessoas por participação em uma rede de adulteração e falsificação de bebidas alcoólicas em diversas cidades do estado. No litoral paulista, foram cumpridos mandados em Santos e em Guarujá. 

Continua depois da publicidade

Na mesma fase da operação, a polícia também executou mandados na grande São Paulo, em cidades como São Paulo, Santo André e Poá. No interior, o foco foram as cidades de São José dos Campos, Presidente Prudente e Araraquara.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software