Agentes da Polícia Militar da 5ª Companhia de Policiamento Ambiental Marítimo do 3º Batalhão de Policia Ambiental, a CIAMAR, multaram um grupo de pescadores em mais de R$ 30 mil por realizar a atividade em uma área de proteção ambiental do Parque Estadual Marinho Laje de Santos (PEMLS) na manhã desta quarta-feira (28).
De acordo com informações das autoridades, os policiais realizavam um patrulhamento de rotina com o objetivo de coibir a pesca irregular na área quando se depararam com uma embarcação do tipo esporte-recreio. No barco, os agentes encontraram dez pescadores amadores que estavam praticando a atividade.
Depois de realizar uma revista, os policiais acabaram por não encontrar nenhum item que fosse de origem ilícita, mas verificaram a pesca ilegal e multaram cada um dos indivíduos abordados em R$ 3.080,00, totalizando R$ 30.800,00. Todas as pessoas flagradas no delito responderão em liberdade pelo crime ambiental
A pessoa responsável pela embarcação é moradora do município de Bertioga, já os outros tripulantes são de São Paulo ou de municípios do interior do Estado. Na parte de dentro da embarcação, os agentes encontraram e apreenderam 42 kg de peixes da espécie Anchova. Toda a carga foi apreendida e doada para instituições beneficentes da região.
A embarcação, que está registrada no município de Bertioga, também foi apreendida junto com 28 compartimentos móveis, entre coolers, caixas para armazenamento de apetrechos e pescado, bolsas, suportes, 29 varas de pesca, 14 molinetes, puçá, nove facas diversas e demais itens utilizados no crime ambiental.
Esta, entretanto, não foi a primeira vez que o barco foi flagrado e autuado pelo Policiamento Ambiental Marítimo. No dia 1° de setembro de 2018, a mesma embarcação foi flagrada com 13 tripulantes em atividade de pesca no mesmo local. Todos foram autuados em R$45.000,00 no total, por pescar em local proibido e por falta de licença da embarcação. Na época, vários apetrechos também foram apreendidos, bem como 40 kg de pescado.
