X

Polícia

PM transfere soldado de UPP inocentado no caso do dançarino DG

O soldado Walter Valadão foi citado no inquérito policial que apurava a morte do dançarino do programa Esquenta, em 22 de abril de 2014. No entanto, Valadão não foi indiciado

Publicado em 05/03/2015 às 14:13

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Coordenadoria de Polícia Pacificadora informou que um dos policiais militares que participaram da ação que resultou na ação na morte do dançarino Douglas Rafael Pereira Silva, o DG, foi transferido da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Pavão-Pavãozinho. O soldado Walter Valadão foi citado no inquérito policial que apurava a morte do dançarino do programa Esquenta, apresentado por Regina Casé na TV Globo, em 22 de abril de 2014. No entanto, Valadão não foi indiciado.

O soldado prestava retaguarda para um grupo de cinco policiais, que, juntos, teriam mentido em depoimento à polícia. Quatro deles vão responder por falso testemunho e prevaricação, e um deles, Walter Saldanha Correia Júnior, apontado como autor do disparo que vitimou DG, responderá por homicídio doloso qualificado.

De acordo com o delegado Gilberto Ribeiro, da 13ª Delegacia de Polícia (Ipanema), além de não ter mentido em seu depoimento, Valadão forneceu peças fundamentais para que o caso fosse solucionado. Foi ele que disse ter ouvido do soldado Walter Saldanha, momentos depois da ação, que ele tinha "acertado um ganso". O "ganso" era DG.

O policial foi transferido porque estaria sofrendo represália de colegas. Ao todo, sete policiais foram indiciados no inquérito. Além dos cinco que participaram da incursão na comunidade, dois policiais que encontraram o corpo de DG no dia seguinte à sua morte vão responder por falso testemunho e prevaricação por terem mentido para os investigadores em depoimento.

O dançarino DG foi encontrado morto no dia 22 de abril de 2014 (Foto: Arquivo Pessoal)

Leia também: 

Pezão quer empenho para esclarecer morte de dançarino
Para Polícia, dançarino não foi morto por bala perdida
Mãe de dançarino recusa convite do governador do Rio
Pezão cobra rigor e transparência em investigações sobre morte de dançarino
Mãe de dançarino morto recusa convite para se encontrar com governador do Rio
Moradores protestam contra morte de dançarino no Rio
Mãe do dançarino diz ter sido ameaçada de morte

Investigações

O inquérito foi entregue nesta quarta-feira, 4, ao Ministério Público Estadual. O delegado sustenta que, no momento em que foi baleado, DG não oferecia perigo aos policiais, apesar de, pouco antes, ter havido uma troca de tiros entre PMs e bandidos da favela.

"Eles tiveram o dolo de matar e sabiam que, naquela posição, a vítima não oferecia risco algum", disse Ribeiro, que pediu para o Ministério Público requerer à Justiça a prisão preventiva de Correia Júnior por homicídio doloso qualificado.

Segundo as investigações, o tiro que matou DG foi disparado de baixo para cima. Correia Júnior e quatro PMs estavam sob um prédio na favela. No quarto andar, sobre um beiral da janela, o dançarino se protegia do tiroteio. A movimentação de DG teria feito com que parte do beiral desabasse. Os policiais teriam pensado que fosse uma bomba.

Foi quando, segundo o inquérito, o PM atirou. Nenhum dos policiais indiciados mencionou o disparo em depoimento. Foram descartadas pelo delegado as hipóteses de tortura ou execução.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

Cotidiano

Fila de espera na balsa chega a 30 minutos na travessia Guarujá e Santos

Ambos os sentidos tem esse tempo estimado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter