Polícia
Com um efetivo de 349 policiais atuando em São Vicente, batalhão celebra trajetória com homenagens e presença de autoridades da Baixada Santista e Vale do Ribeira
A celebração dos 36 anos do 39⁰ BPM/I, portanto, reforça não só a valorização dos profissionais da segurança, mas também os avanços conquistados no enfrentamento à criminalidade. / Renan Lousada / Diário do Litoral
Continua depois da publicidade
O 39⁰ BPM/I Batalhão da Polícia Militar do Estado de São Paulo comemorou na quinta-feira (16) seu 36⁰ aniversário de fundação, com uma cerimônia realizada em São Vicente.
O evento ficou marcado por grandes homenagens internas, como entrega de medalhas e valorização da honra dos policiais que atuam na linha de frente de segurança pública do município.
Continua depois da publicidade
A celebração reuniu autoridades militares, representantes religiosos e familiares dos homenageados. Durante o evento, foram entregues medalhas de honra ao mérito em reconhecimento ao destaque em operações policiais e cotidianas.
O comandante Nery Machado, responsável pelo Comando de Policiamento do Interior-6 (CPI-6), que agrupa as cidades da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, totalizando 24 municípios, participou da solenidade reforçando a importância estratégica de São Vicente na atuação regional da PM.
Continua depois da publicidade
Ao ser indagado sobre a relação da população — principalmente de mães e filhos — com o policiamento da cidade, Nery explicou ser muito fácil a aproximação comunitária visto que a Polícia Militar não enfrenta nenhuma dificuldade neste sentido.
"O que percebemos no dia a dia, ao estarmos nas ruas e nos locais com maior incidência de ataques e ações contra os policiais militares, é que a grande maioria da população nos apoia e nos recebe muito bem", afirma.
Sobre os desafios enfrentados em relação à violência, principalmente em áreas mais vulneráveis, o comandante destacou a forte atuação na região contra o crime organizado e as facções criminosas.
Continua depois da publicidade
"Quando olhamos para toda a área, percebemos que existem pontos onde o crime se apresenta de forma mais aguda, com características diferentes. O tráfico de drogas é o principal fator que alimenta a criminalidade em toda a região", comentou.
Nery também relembrou o trabalho realizado contra o crime organizado em São Vicente. "Temos enfrentado uma luta intensa desde o início do ano para reduzir os roubos de veículos e os furtos em geral", disse.
Dados recentes divulgados pela Agência SP mostram uma queda nas estatísticas de roubos na região. Os números mostram que São Vicente, assim como as cidades da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, estão alinhadas às estratégias de segurança pública do estado de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Segundo o levantamento, os registros de roubos em Santos e no Vale do Ribeira diminuíram no primeiro trimestre de 2025, reflexo direto das ações intensificadas pela Polícia Militar, como operações de combate ao tráfico, aumento do patrulhamento e a aproximação com a comunidade.
A celebração dos 36 anos do 39⁰ BPM/I, portanto, reforça não só a valorização dos profissionais da segurança, mas também os avanços conquistados no enfrentamento à criminalidade.