De acordo com as investigações, os criminosos utilizavam documentos falsos para abrir novas contas bancárias em agências da CEF / Divulgação
Continua depois da publicidade
Nesta terça-feira (13), a Polícia Federal cumpriu o mandado de busca e apreensão domiciliar na cidade de Caraguatatuba, litoral de São Paulo, no curso de investigação que apura a atuação de grupo criminoso especializado em aplicar golpes contra pensionistas com contas na Caixa Econômica Federal (CEF).
De acordo com as investigações, os criminosos utilizavam documentos falsos para abrir novas contas bancárias em agências da CEF situadas em municípios distintos dos domicílios reais das vítimas.
Continua depois da publicidade
No mesmo ato, era solicitado o redirecionamento do benefício previdenciário para a nova conta, permitindo o controle total dos valores recebidos pelos pensionistas.
Além da transferência do benefício, o grupo também contratava empréstimos consignados, utilizava cheque azul e acessava o crédito rotativo da conta.
Continua depois da publicidade
Os valores obtidos eram transferidos via PIX para contas de terceiros que, mediante pagamento de comissão, atuavam como "laranjas" conscientes. Esses repassavam os recursos ao principal investigado, apontado como líder da organização.
Os envolvidos poderão ser indiciados pelos crimes de estelionato qualificado e associação criminosa.
As atuações policiais PF desmonta quadrilha que aplicava golpes por meio da plataforma Gov.br
Continua depois da publicidade