Em suma, a droga estava escondida em um carregamento de 19 toneladas de café / Divulgação
Continua depois da publicidade
A Receita Federal interceptou uma carga de 832 kg que seguiria para a Europa através do Porto de Santos, na última quinta-feira (8).
Em suma, a droga estava escondida em um carregamento de 19 toneladas de café e foi localizada durante trabalhos rotineiros de vigilância e repressão aduaneira realizados por equipes da Alfândega de Santos.
Continua depois da publicidade
Conforme as informações compartilhadas pelas autoridades, o destino da “entrega” era a cidade de Antuérpia, na Bélgica.
Durante a verificação física, foram encontradas várias sacas com tabletes de cocaína ocultos entre os grãos de café.
Continua depois da publicidade
Após a confirmação da presença de entorpecentes no produto agrícola, a PF a foi acionada para realizar os procedimentos de polícia judiciária da União e para realizar a perícia no local dos fatos.
O objetivo do chamamento é que a autoridade possa subsidiar a investigação a ser conduzida em inquérito policial.
Para a seleção de cargas, são utilizados critérios objetivos de gerenciamento e análise de risco, bem como a inspeção por imagens de escâner.
Esse trabalho busca garantir a agilidade das operações do comércio exterior e, ao mesmo tempo, coibir a prática de ilícitos aduaneiros no complexo portuário santista.
Continua depois da publicidade
Outra ferramenta importante é a participação dos cães farejadores da Receita Federal. Durante a fiscalização dessa quinta-feira, 8 de maio, dois cães de faro da Alfândega de Santos sinalizaram positivamente para a presença de drogas.
A atuação de agentes de segurança pública é notória para impedir essa ação. Veja também a PRF desmantela grupo que escondia cocaína nos sapatos.