Areia estava em área de preservação ambiental permanente em Ubatuba. / Divulgação/ Polícia Federal
Continua depois da publicidade
A Polícia Federal se deparou com uma operação clandestina de extração de areia, na última terça-feira (13), no bairro Barra Seca em Ubatuba. A descoberta foi feita enquanto peritos realizavam uma vistoria para apuração de laudo pericial sob fiscalização ambiental para um possível loteamento clandestino.
No local, que é uma área de preservção permanente, agentes federais flagraram três pessoas removendo areia diretamente do leito do Rio Indaiá, utilizando tratores e caminhões, sem qualquer autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM).
Continua depois da publicidade
Dois dos envolvidos foram presos em flagrante pelo crime de extração ilegal de recursos minerais, previsto na legislação ambiental e no Código de Mineração. O terceiro suspeito, um adolescente, foi autuado por ato infracional correlato ao mesmo crime.
Durante a operação, foram apreendidos três tratores, três caminhões e outros equipamentos utilizados na atividade criminosa. A presença do menor levou à apresentação da ocorrência à Delegacia da Polícia Civil de Ubatuba, responsável por dar prosseguimento ao flagrante.
Continua depois da publicidade
As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos e apurar o impacto ambiental causado pela extração irregular.