Governo SP

Pessoas em situação de rua são acolhidas em pontos de Guarujá

Uma pessoa foi presa em flagrante por porte de drogas. Esse tipo operação é realizada a cada quinze dias na Cidade.

Comentar
Compartilhar
03 DEZ 201221h11

A Força Tarefa de Guarujá acolheu 21 pessoas em dois pontos do Município: em Pitangueiras, região central da cidade e na ponte da Avenida Santos Dumont, próximo UPA Rodoviária.
 
Uma pessoa foi presa em flagrante por porte de drogas. Outra que apresentou problemas mentais foi encaminhada para tratamento e acompanhamento na rede de Saúde Mental.

Foi verificado que outras três pessoas eram de outras cidades e, no mesmo dia, foi providenciada a volta para seus municípios de origem. Os outros acolhidos foram encaminhado para o Albergue Municipal, onde tem a possibilidade de tomar banho, trocar de roupa e se alimentar.
 
Esse tipo operação é realizada a cada quinze dias. Para a Diretora da Proteção Social Especial, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Eliane Akemi, estas pessoas precisam de tratamento.
 
“A maioria dos atendidos são dependentes químicos. É necessário uma articulação intersetorial, visando fluxos de encaminhamentos necessários para a promoção de acesso aos direitos dos indivíduos, às demais políticas públicas de saúde, trabalho e emprego, educação, cultura, etc. Geralmente eles tem família, mas os vínculos foram rompidos em decorrência do álcool e das drogas”.
 
O diretor da Guarda Civil Municipal, coronel Raimundo da Silva Filho, pontua que um dos objetivos desta ação é detectar as pessoas que vem de fora da Cidade. “Queremos garantir o uso dos espaços públicos por toda população, evitando que muitos que estão na rua fiquem causando transtornos ou pequenos delitos entre os munícipes”, explica.  
 
A Força Tarefa para esse tipo de ação é composta por as Polícias Militar e Civil; Guarda Civil Municipal (GCM), Divisão de Controle de Zoonoses, Desenvolvimento Social e Cidadania, Saúde, Departamento de Fiscalização de Comércio e Posturas.

A Força Tarefa para esse tipo de ação é composta por as Polícias Militar e Civil; Guarda Civil Municipal (GCM) (Foto: Divulgação)

Colunas

Contraponto