X

Polícia

Operações detêm 666 pessoas na Baixada Santista e Vale do Ribeira

Mais de 600 kg de drogas foram apreendidos; apontado como 'disciplina' do PCC em São Vicente está entre os presos

Gilmar Alves Jr.

Publicado em 25/04/2019 às 20:34

Atualizado em 25/04/2019 às 20:35

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Na operação PC 27, mais de 200 quilos de maconha foram achados no fundo falso de um ônibus que já estava apreendido em Juquiá / Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil deteve 666 pessoas em duas operações deflagradas simultaneamente na Baixada Santista e Vale do Ribeira para combate a diversos tipos de crimes. Foram retirados de circulação mais de 600 quilos de entorpecentes. As ações ocorreram entre quarta-feira (24) e quinta-feira (25). Entre os detidos está um homem de 27 anos apontado como "disciplina" do Primeiro Comando Capital (PCC) em São Vicente.

O "disciplina", pelas atribuições estabelecidas pela facção, é responsável por apurar e punir as infrações dos membros ao estatuto.

O acusado era alvo de investigação da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) de Santos e foi preso às 7h30 desta quinta na casa onde reside, na Rua Demétrio Bassili, na Vila Margarida, em São Vicente.

Titular da delegacia especializada, o delegado Ivan Agostinho Silva afirmou, em entrevista coletiva nesta quinta-feira, que materiais sobre "julgamentos", incluindo um quadro, foram apreendidos. "Toda desavença entre criminosos passa por ele (detido) e por esse quadro da disciplina", disse Silva.

Os investigadores também apreenderam anotações sobre o controle de tráfico de drogas.

O capturado nada declarou em interrogatório.

Os policiais vão prosseguir investigação para apurar um homicídio no Morro do José Menino, em Santos, que teria ocorrido em 31 de janeiro deste ano, e sido "julgado" pelo "disciplina".

O assassinato, conforme as anotações, ocorreu após desentendimento entre criminosos do Parque Bitaru e foi consumado no Morro do José Menino, em Santos.

O homem que teria sido morto foi acusado de "mexer" com a filha de um integrante da facção e teria sido executado a tiros ao reagir enquanto era levado para um ponto de tráfico.

Pelas anotações apreendidas, o corpo só será entregue pelos criminosos caso algum parente do homem reclame.

'PC 27 e operação mensal'

As operações deflagradas na Baixada Santista e Vale do Ribeira são a PC 27, que ocorreu em todo o país na quarta, e a mensal, entre quarta e quinta, que frequentemente é feita pelo Departamento de Polícia Judiciária do Interior-6 (Deinter-6). O homem apontado como "disciplina" do PCC foi preso na segunda ação.

A PC 27 teve como objetivo retirar de circulação foragidos da Justiça que cometeram crimes como roubo, homicídio, estupro e por participação no crime organizado.

Já a operação sazonal, segundo o diretor regional da Polícia Civil, Manoel Gatto Neto, "teve um foco mais amplo", para todos os tipos de crimes. Ele a definiu, durante entrevista coletiva, como "tolerância zero" contra o crime.

"Nós prendemos ladrões e pessoas envolvidas em (outros) crimes e nós chamaremos vítimas para tentar o reconhecimento dessas pessoas", disse Gatto Neto.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

Cotidiano

Caminhão bate em árvore e tomba no Morro Santa Teresinha em Santos; veja vídeo

Causa do acidente ainda está sendo investigada. Motorista ficou ferido e precisou ser socorrido

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter