Operação Verão é lançada na Baixada Santista

Ação policial terá início na próxima quinta-feira e se estenderá até fevereiro

Comentar
Compartilhar
22 DEZ 201301h41

A Operação Verão 2013/2014 foi lançada ontem em cerimônia realizada no Batalhão da Polícia Militar do Interior - 6 (6ºBPM/I), em Santos. A ação terá início na próxima quinta-feira e estenderá até fevereiro, visando garantir a segurança de moradores e turistas na Baixada Santista na temporada de verão.

“O efetivo está sendo reforçado, que vem ao acréscimo do contingente já existente na região, permitindo a tranquilidade das pessoas que estarão na Baixada Santista”, afirma o secretárioadjunto de Segurança Pública do Estado, Antonio Carlos Da Ponte.

As cidades da Baixada Santista ganharão o reforço de 3.242 policiais civis e militares durante a operação. “Eu acredito que esse número seja o suficiente para dar a sensação de tranquilidade na região. Temos que entender que polícia na rua trás visibilidade”, pontua Da Ponte.

O secretário-adjunto explica que os policiais devem realizar um trabalho de inteligência. “Nossa ideia é diminuir a prática do delito, trabalhando com ações ordenadas. Se não conseguirmos impedir o crime, devemos trabalhar o mais rápido possível para realizar a prisão dos elementos”.

Ação tem como objetivo garantir a segurança de moradores e turistas que estão na Baixada Santista (Foto: Thales Mauá/DL)

A ação policial ainda prevê reforço policial nos terminais de passageiros e demais locais onde a circulação de pessoas aumenta durante o período.

Ainda de acordo com Da Ponte, as estradas da Baixada Santista ganharão uma atenção especial da Segurança Pública neste período do ano. “As estradas vão receber o reforço de policiais e os pontos considerados críticos terão um efetivo maior”.

O Comandante do 6º BPM/I, coronel Ricardo Ferreira de Jesus, responsável pela Polícia Militar na Baixada Santista, explica como será a distribuição dos patrulheiros. “Esse trabalho é feito de forma proporcional à população residente e a crescida dessa população durante esse período. Também analisamos a incidência criminal das cidades para deslocar o efetivo”.

Investimentos

Além do reforço no efetivo, foram entregues 201 novas viaturas - entre motocicletas, quadriciclos e carros - para a região. São 104 para o Vale do Paraíba e Litoral Norte e 97 para a Baixada Santista e Vale do Ribeira. O investimento total foi de R$ 648.400.

Elas serão usadas em programas de policiamento da PM, como Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), Ronda Escolar, Força Tática e Radiopatrulha. Parte das viaturas já está em uso.