Polícia
Megaoperação intercepta carga irregular de R$ 433 mil, incluindo tabaco, remédios e eletrônicos, reforçando combate a contrabando
Produtos foram retidos por falta de comprovação de importação regular e indícios de destinação comercial / Divulgação/Receita Federal
Continua depois da publicidade
A Receita Federal apreendeu cerca de R$ 433 mil em mercadorias irregulares no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), durante a Operação Fronteira RFB — a maior ação integrada de combate a ilícitos em pontos de fronteira terrestres, marítimos e aéreos do Brasil.
Entre os dias 20 e 28 de outubro, agentes federais interceptaram 270 quilos de tabaco, além de equipamentos médicos, medicamentos, vinhos, celulares, bolsas e bicicletas.
Continua depois da publicidade
Os produtos foram retidos por falta de comprovação de importação regular e indícios de destinação comercial.
Segundo a Receita Federal, o transporte de tabaco exige registro prévio junto aos órgãos competentes, o que não foi apresentado no caso.
Continua depois da publicidade
Veja também: 1,8 mil lacres falsos são apreendidos em operação contra bebidas adulteradas
Já os medicamentos e equipamentos médicos foram apreendidos por falta de licença de importação, documento que garante a eficácia e a segurança dos produtos.
Outros itens, como celulares, bolsas, bicicletas e vinhos, foram tributados por ingresso irregular no país sem pagamento de impostos. Em diversas situações, a quantidade de produtos indicava caráter comercial e não uso pessoal.
Continua depois da publicidade
A Receita destacou que as ações visam coibir a concorrência desleal, proteger o consumidor e garantir a arrecadação de tributos que financiam políticas públicas.
Veja também: Receita cria sistema que pode te fazer pagar mais impostos; veja o que muda
A operação também conta com o apoio de cães de faro — Dark, Ruffos, Bryant e Uruk — treinados para detectar substâncias ilegais.
Continua depois da publicidade
A Operação Fronteira RFB segue em andamento em todo o território nacional, reforçando a presença da Receita Federal em pontos estratégicos de entrada e saída de mercadorias e combatendo o contrabando, descaminho e tráfico de drogas, armas e fauna.
Confira como foi a operação no aeroporto de Campinas: