Fiscalização desmonta acampamento irregular na Ilha Urubuqueçaba e reforça monitoramento ambiental / Divulgação/ Polícia Militar Ambiental
Continua depois da publicidade
Em operação nesta sexta-feira (7), a Polícia Militar Ambiental desmontou acampamento irregular na Ilha Urubuqueçaba. A ação é um trabalho conjunto coordenado pelo Grupo Técnico de Trabalho de Controle de Ocupações Irregulares de Santos, com a Guarda Civil Municipal (GCM), o Corpo de Bombeiros e a empresa Terra Santos.
A iniciativa ocorreu após a denúncia de avistamento de uma barraca na encosta da ilha. A equipe iniciou os trabalhos com monitoramento por drone, que mapeou as quatro trilhas de acesso antes da entrada dos agentes.
Continua depois da publicidade
Não foram encontrados vestígios de edificações ou ocupações permanentes, apenas a tenda confeccionada com lonas plásticas e tecidos, caracterizando ocupação irregular temporária, sem ocupantes.
Durante a vistoria, verificou-se ainda a presença de resíduos sólidos dispersos na área, incluindo plásticos, garrafas e materiais diversos. A equipe presente desmontou o acampamento e os resíduos foram recolhidos e destinados para descarte adequado.
Continua depois da publicidade
O local, por sua condição insular e pela presença de vegetação de restinga e fragmentos de Mata Atlântica, é uma área sensível e de relevância ambiental.
De acordo com a Polícia, ações como essa são fomentadas pensando na preservação ambiental e a segurança da região, garantindo que a ilha permaneça livre de ocupações irregulares.
Confira um vídeo divulgado pela Página Viver em Santos e Região:
Continua depois da publicidade