Polícia
Ação da DIG ligada à DEIC do Deinter-6 investigou fraude envolvendo cargas destinadas ao Polo Logístico de Santos
As investigações começaram após a identificação de uma fraude na exportação de cargas de tungstênio / Divulgação
Continua depois da publicidade
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (5), a Operação “W74”, conduzida pela 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) da DEIC do Deinter-6. A ação teve como objetivo desarticular uma organização criminosa suspeita de atuar em furtos, receptação e lavagem de dinheiro envolvendo minérios de alto valor destinados ao Polo Logístico de Santos.
O nome da operação faz referência ao símbolo químico do tungstênio – W, derivado do termo alemão Wolfram – e ao número atômico 74 do elemento.
Continua depois da publicidade
As investigações começaram após a identificação de uma fraude na exportação de cargas de tungstênio e scheelita (sucata de tungstênio), avaliadas em cerca de R$ 9,3 milhões.
Segundo a apuração policial, o grupo criminoso substituía os minérios nobres por materiais de baixo valor, como pó de ferro, dentro de contêineres que aguardavam embarque em terminais portuários.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Polícia Civil, o esquema utilizava lacres clonados nos contêineres, com pequenas diferenças em relação aos originais, o que permitia que a violação passasse despercebida até a chegada da carga ao destino final, na Alemanha.
Durante a operação, foi cumprido um mandado de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão em nove endereços localizados nas cidades de São Paulo, Cotia e Suzano.
As diligências resultaram na prisão de um homem de 40 anos. Também foram autorizadas pela Justiça a quebra de sigilo de registros de IP, além do bloqueio de bens móveis, imóveis e contas bancárias de quatro pessoas físicas e cinco empresas. No total, cerca de R$ 15 milhões em ativos foram bloqueados.
Continua depois da publicidade
Durante a ação policial, foram apreendidos três automóveis, diversas mídias eletrônicas e aproximadamente 3.689 quilos de tungstênio.
O suspeito detido foi conduzido à delegacia para os procedimentos de polícia judiciária e permanece à disposição da Justiça.