X

Polícia

Operação da PF investiga contrabando de migrantes ilegais em Santos

Policiais investigam os envolvidos da associação criminosa e cumpriram mandados de prisão temporária e de busca e apreensão

Da Reportagem

Publicado em 02/12/2021 às 10:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Operação da PF investiga contrabando de migrantes ilegais em Santos / Divulgação/ Polícia Federal

A Operação Laços de Sangue foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (2) para combater o crime de migração ilegal, grupo de pessoas que muda de região sem o objetivo de trabalhar ou residir no novo país. A Polícia Federal cumpriu 13 mandados de prisão temporária e 21 de busca e apreensão. Ao todo, quatro municípios estão na rota de investigação, São Paulo, Santos, Salto (SP) e Uberlândia (MG).

Os agentes investigam uma associação criminosa, disfarçada de instituição humanitária, responsável por contrabandear migrantes de Bangladesh para os Estados Unidos (EUA), tendo o Brasil como rota de passagem. Também foram localizados remessas de valores entre Brasil, EUA e outros países que servem de trajeto para o crime.

O principal foco da operação, no momento, é investigar os responsáveis pela solicitação do refúgio antes do ingresso dos migrantes no país, além dos responsáveis pela logística do contrabando dessas pessoas de Bangladesh até o Brasil. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A operação tem apoio da Coordenação-Geral de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Direitos Humanos da Polícia Federal (CGMADH) e da Agência de Segurança Interna (Homeland Security Investigations - HSI) da Embaixada dos Estados Unidos. Ela foi nomeada Laços de Sangue devido ao vínculo entre os migrantes contrabandeados e seus parentes, que permanecem no país de origem com a  promessa de honrar a dívida de pagamento aos contrabandistas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

Cotidiano

Fila de espera na balsa chega a 30 minutos na travessia Guarujá e Santos

Ambos os sentidos tem esse tempo estimado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter