Operação apreende mais de 700 kg de cocaína no Porto de Santos

A droga apreendida foi entregue à guarda da Delegacia da Polícia Federal em Santos, que prosseguirá com as investigações

Comentar
Compartilhar
26 ABR 2017Por Da Reportagem11h46
Mais de 700 kg de cocaína foram apreendidosMais de 700 kg de cocaína foram apreendidosFoto: Divulgação/Receita Federal

Na madrugada desta quarta-feira, (26), ocorreram duas ações que culminaram com a apreensão de 722 quilos de cocaína. 

Na primeira delas, a Receita Federal, em um trabalho de cooperação entre a sua Alfândega no Porto de Santos e a Delegacia de Polícia Federal de Santos, flagraram trabalhadores portuários ocultando em seus corpos 32 quilos da droga, na tentativa de embarcá-las em um navio atracado no cais. Nesta ação as equipes depararam-se com uma nova forma, buscada pelos traficantes, de ocultação e envio dos entorpecentes. 

Na segunda delas, dentro de um contêiner carregado com sacas de açúcar destinadas ao porto de Antuérpia / Bélgica, foram encontrados 690 quilos. O contêiner era monitorado pela Polícia Civil e as equipes da Receita Federal e da Polícia Federal providenciaram a abertura e apreensão dos entorpecentes. 

A forma como a droga foi encontrada dentro da unidade de carga sugere o emprego da técnica criminosa conhecida por “rip-off loading”, na qual o entorpecente é inserido em uma carga regular, sem o conhecimento do proprietário. 

O resultado da décima-terceira operação do ano foi a apreensão de 722 quilos de cocaína e na prisão de sete estivadores e um caminhoneiro. 

A droga apreendida foi entregue à guarda da Delegacia da Polícia Federal em Santos, que prosseguirá com as investigações. 

Quantidades apreendidas: 

2016 – 10.622 quilos, em 22 operações 
2017 -    6.168 quilos, em 13 operações