X
Polícia

Novo cão de faro da Receita Federal em Santos estreia com sucesso

Animal encontrou 484 kg de cocaína que estava oculta em um carregamento de três mil sacas de açúcar

A droga estava oculta em um carregamento de três mil sacas de açúcar acondicionadas em seis contêineres / Divulgação/Receita Federal

A atuação da Receita Federal no Porto de Santos no combate aos ilícitos aduaneiros no complexo portuário santista frustrou, nessa sexta-feira (1º), a tentativa de envio ao exterior de, aproximadamente, 484 kg de cocaína.

A droga estava oculta em um carregamento de três mil sacas de açúcar acondicionadas em seis contêineres, cujo destino seria o porto de Antuérpia, na Bélgica.

O sucesso da apreensão é decorrência da Gestão de Riscos promovida pela Receita Federal, com análise das operações de exportação, utilização de imagens de escâneres e do mais novo cão de faro da Unidade.

Trata-se de "Uruk", um pastor-belga-malinois, treinado no Centro Nacional de Cães de Faro da Receita Federal do Brasil (CNCF K9 RFB), localizado em Vitória, no Espírito Santos, que chegou a Santos no dia 21 de setembro e que inicia seu trabalho nesta sexta-feira.

Com a chegada do mais novo integrante, a Alfândega do Porto de Santos passa a contar com três cães de faro: Uruk, Dexter e Dara.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e mantenha-se bem informado: https://bit.ly/diariodolitoral

Os animais passam por uma seleção rigorosa, sendo treinados de quatro a seis meses, quando são apresentados ao odor de substâncias como cocaína, crack, maconha, skank, haxixe, LSD e ecstasy. Os odores são associados a brinquedos, geralmente uma bolinha de tênis.

Como responsável pelo controle aduaneiro no país, a Receita Federal busca assegurar o equilíbrio entre a facilitação do comércio internacional e a segurança aduaneira, garantindo que as cargas não sejam utilizadas como meios para o cometimento de ilícitos.

A apreensão da droga, além de tirá-la de circulação, confere materialidade para uma futura condenação criminal.

A Polícia Federal prosseguirá com as investigações, e a troca de informações entre as Instituições será importante para a definição da abertura de um novo inquérito policial ou a complementação de outros que se encontram em andamento.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Neymar vence prefeitura de Santos em briga judicial

A Neymar Sport e Marketing tem como sócios Nadine Gonçalves e Neymar da Silva Santos, pais do atleta do Paris Saint-Germain e da Seleção Brasileira

Brasil

Governo: Mário Frias contrata por quase R$ 4 milhões empresa sem licitação e sem funcionários

A sede da empresa seria uma caixa postal em um escritório virtual a 2.400 km do Rio de Janeiro

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software