Novas bases da Prefeitura vão abrigar PM na Ponta da Praia e no Saboó

Uma das bases será erguida na Avenida Mário Covas (Ponta da Praia), ao lado do novo edifício do Mercado de Peixes.

Comentar
Compartilhar
14 DEZ 2019Por Da Reportagem07h08
As instalações serão complementares às estruturas da Nova Ponta da Praia e do Programa Nova Entrada de Santos..Foto: Marcelo Martins

Santos vai ganhar, no próximo semestre, duas bases para Polícia Militar (PM) e outros órgãos de segurança, em pontos estratégicos para o desenvolvimento do turismo e da mobilidade urbana. As instalações serão complementares às estruturas da Nova Ponta da Praia e do Programa Nova Entrada de Santos.

As edificações foram viabilizadas por Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigatórias e Compensatórias (Trimmc) estabelecido após Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) referente a um empreendimento imobiliário na Ponta da Praia. A contrapartida inclui as duas obras – sem valor especificado – e a aquisição de um terreno de 753 metros quadrados pelo valor de R$ 1,2 milhão.

Uma das bases será erguida na Avenida Mário Covas (Ponta da Praia), ao lado do novo edifício do Mercado de Peixes – onde foi adquirido o terreno – para abrigar a 1ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I).

Em visita ao local, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa falou sobre as novas perspectivas para o bairro. "Conseguimos viabilizar esse espaço que vai receber mais de 100 policiais. Vamos ter uma região muito mais segura para a população. E não vai haver lugar com mais segurança para realizar evento que o novo centro de convenções de Santos", disse, em referência ao Centro de Atividades Turísticas (CAT), em construção do outro lado da via, na Praça Almirante Gago Coutinho.

ENTRADA DE SANTOS

Voltada a variados serviços de emergência, a outra base ficará na esquina das avenidas Martins Fontes e Nossa Senhora de Fátima (Saboó), numa área de 2 mil metros quadrados, onde a Prefeitura promoveu em agosto a desapropriação de um posto de combustíveis desativado. https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/terreno-adquirido-pela-prefeitura-vai-alargar-pista-e-abrigar-base-da-pm-na-entrada-de-santos. O espaço será compartilhado por PM, Guarda Civil Municipal (GCM) e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Na Ponta da Praia, os trabalhos devem ser iniciados na próxima semana, com conclusão em até quatro meses. No Saboó, o início da obra aguarda preparação do terreno e a previsão de entrega é para julho de 2020.

ALOJAMENTO

Ainda este mês, será entregue, na Rua Heitor Penteado, no Marapé, o alojamento https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/alojamento-permanente-para-policiais-da-operacao-verao-em-santos-esta-em-fase-de-conclusao onde serão hospedados os cerca de 300 policiais militares vindos de outras cidades para a Operação Verão 2020, que começa no próximo dia 23 e segue até 25 de fevereiro.

Com um custo de R$ 120 mil para o Município, a estrutura foi construída em parceria com o governo do Estado na área da antiga escola municipal Braz Cubas – onde também foi erguida sede da 5ª Companhia do 6º BPM/I.