X

Polícia

MPF denuncia nove pessoas por tráfico internacional de drogas

Entorpecentes chegavam pelo Porto de Santos. Quantidade de cocaína negociada pelo bando entre maio de 2013 e fevereiro deste ano pode chegar a uma tonelada

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 26/05/2014 às 14:44

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Ministério Público Federal em São Paulo denunciou nove pessoas por tráfico internacional de drogas e associação para o crime. Uma delas também poderá responder por contrabando de armas. O grupo exportava cocaína oriunda de países vizinhos ao Brasil para a Europa. A droga era transportada até o estado de São Paulo, de onde saía via Porto de Santos.

Sete dos acusados já estão presos preventivamente, um está foragido e outro é de nacionalidade portuguesa. As prisões foram efetuadas em março durante a chamada Operação Hulk, parceria do MPF com a Justiça Federal e a Polícia Federal. Os mandados foram solicitados pela PF e, com a concordância da Procuradoria da República em São Paulo, foram emitidos pela Justiça.

O inquérito aponta que dois dos denunciados eram responsáveis pela compra da cocaína possivelmente na Bolívia e no Paraguai. Eles negociavam a droga no Brasil com outros dois envolvidos. A estes estariam subordinados mais quatro criminosos, aos quais cabia auxiliar no transporte e na armazenagem do produto e na remessa da carga em contêineres pelo Porto de Santos. Na Europa, um receptor atuava na conclusão do processo de exportação.

A droga transportada pelo estado de São Paulo chegava pelo Porto de Santos (Foto: Matheus Tagé/DL)

Apreensão

As investigações começaram em maio de 2013, quando, a partir de uma denúncia anônima, um caminhão foi interceptado na rodovia Raposo Tavares, em Cotia, na região metropolitana de São Paulo. Nele, os policiais encontraram 293 quilos de cocaína, dois fuzis automáticos, 17 pistolas semiautomáticas e munição. Na ocasião, duas pessoas foram presas.

“A significativa quantidade de entorpecentes e armas apreendidas denotava claramente a existência de um grupo de pessoas (articuladas entre si) a financiar, dar suporte e a beneficiar-se diretamente daquela traficância, no que aquelas duas pessoas presas não passavam de meras transportadoras (ou 'mulas') dos bens ilícitos apreendidos”, diz a denúncia.

Ao longo da apuração, outras duas interceptações foram feitas no interior do estado e no porto. Após as três ações, mais de 500 quilos da droga foram retidos. A atuação do grupo, porém, pode ter envolvido até uma tonelada do produto entre o início da investigação e fevereiro deste ano. Em outras três negociações, embora não tenha havido apreensão do material, a troca de mensagens entre os bandidos, monitorada legalmente pela PF, revelou a prática do crime e o envolvimento da quadrilha.

O MPF pede que os denunciados sejam condenados segundo o que está previsto nos artigos 33 e 35 da Lei 11.343/06, que define crimes relacionados ao tráfico de drogas. Por se tratar de tráfico internacional, o MPF quer que a pena seja aumentada de um sexto a dois terços, segundo o inciso I do artigo 40 do mesmo texto legal.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

Ideia

Construtor sugere fundação nos moldes da Pinacoteca para 'novo' Escolástica Rosa

"Se formarmos um grupo e esse grupo for inteligente, envolve toda a sociedade no projeto"

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter